13 de fevereiro de 2019

Erik Zabel poderá ser um dos melhores reforços da Katusha-Alpecin

(Fotografia: Facebook Katusha-Alpecin)
"Isto é mais do que apenas uma vitória de etapa, é também um pequeno regresso depois do ano passado." As palavras após vencer o Troféu Palma, no Challenge de Maiorca, demonstram um Marcel Kittel por um lado aliviado por ter voltado a vencer 11 meses depois, por outro, um ciclista a não querer celebrar em demasia antes de ter a certeza que recuperou de facto a sua melhor versão.

Ser novamente um Kittel que disputa corridas e que vence não só muitas vezes, mas contra os rivais mais fortes nos grandes palcos, é o objectivo máximo nesta recuperação de um sprinter que em 2018 apagou-se quase por completo. E por trás desta mudança de Kittel estará um homem que poderá tornar-se no grande reforço da Katusha-Alpecin em 2019: Erik Zabel.

É um dos melhores sprinters da história - somou seis camisolas verdes (dos pontos) no Tour, recorde igualado em 2018 por Peter Sagan -, mas acabou por confessar que recorreu ao doping entre 1996 e 2003. Aquando da admissão, Zabel era um dos treinadores da Katusha, que de imediato afastou-o da equipa. Estávamos em 2013. Agora regressou, com a missão de recolocar a formação no caminho das vitórias que no ano passado os seus líderes foram incapazes de alcançar, com destaque para Kittel. A milionária contratação somou apenas duas, ambas no Tirreno-Adriatico, em Março.

Aos 30 anos, Kittel só deseja para 2019 conseguir demonstrar como ainda é um sprinter de topo e o trabalho com Zabel deu os primeiros frutos cedo na temporada. Mais do que a  importância da vitória em Espanha, é o discurso e a atitude do alemão que estão bem diferentes e que comprovam uma mudança no ciclista. Revela uma confiança renovada e este triunfo logo na sua segunda corrida, é um tónico muito bem-vindo para o sprinter e para uma Katusha-Alpecin desejosa de ver o seu investimento ter finalmente retorno.

"Tenho estado a trabalhar de perto com o Marcel há três meses e gostei de tudo o que vi até agora. Desde Dezembro que temos estado a treinar e focados na nova época e não a olhar para trás. Foi um bom momento ver o resultado do esforço de todos", salientou Zabel, num comunicado da Katusha-Alpecin, após a vitória de Kittel em Espanha..

Com uma subida complicada, principalmente para um ciclista como Kittel, a cerca de 40 quilómetros da meta, Zabel explicou que pediu aos companheiros do alemão com características de trepadores para ficarem ao lado dele. O facto de ter conseguido passar a subida, disputar a corrida e ainda mais vencê-la é também uma mensagem forte para os seus colegas. A dose de motivação influenciará todos se se perceber que o ciclista poderá ser novamente o Kittel avassalador de épocas recentes. E se não for avassalador, que pelo menos conquiste um bom número de vitórias e que nelas estejam incluídas corridas importantes, com a Volta a França no topo das prioridades.

Quando foi apresentado, no final do ano passado, Zabel -  que tem como cargo director do departamento de performance, a novidade da Katusha-Alpecin para 2019 - explicou como os vários responsáveis trabalhariam de perto com quatro ou cinco ciclistas, dentro das suas especialidades. A comunicação entre todos seria constante, mas o plano era provocar uma pequena revolução numa equipa a precisar de algo diferente para se destacar. Ter muito dinheiro para investir não estava a ser suficiente para alcançar os resultados desejados.

José Azevedo tem sido o responsável máximo por levar esta equipa a uma nova era, quebrando com as raízes russas, mas não tem sido um trabalho nada fácil. A Katusha-Alpecin, que conta com os portugueses José Gonçalves e Ruben Guerreiro, este último um dos reforços, quer estar no topo. Depois das mudanças mais profundas feitas no plantel, principalmente em 2017 e 2018, agora foi na estrutura de directores que se mexeu. Dirk Demol, um muito experiente director desportivo com foco nas clássicas, deixou a Trek-Segafredo para ser também ele um reforço que pode, tal como Zabel, revelar-se importante na Katusha-Alpecin.

Marcel Kittel vai continuar por Espanha. No domingo estará na Clássica de Almeria e depois irá até aos Emirados Árabes Unidos para competir na primeira edição desta corrida (de 24 de Fevereiro a 2 de Março).


»»Gaviria pode trazer muito mais do que vitórias à UAE Team Emirates««

»»A época ainda agora começou e Hodeg já recebeu um novo contrato««

Sem comentários:

Enviar um comentário