4 de fevereiro de 2019

Depois do Sporting-Tavira é a vez da W52-FC Porto entrar em acção

(Fotografia: Facebook W52-FC Porto)
O Sporting-Tavira foi a primeira equipa portuguesa a sair para a estrada, viajando até à Argentina. Aleskandr Grigorev foi o melhor, ao fechar no 14º lugar a 1:48 minutos do vencedor Winner Anacona (Movistar). Agora é a vez da W52-FC Porto arrancar a sua época, tendo escolhido Espanha para as primeiras pedaladas oficiais. A Volta à Comunidade Valenciana marcará a estreia da equipa como Profissional Continental.

A W52-FC Porto está assim no segundo escalão, como há muito ambicionava e irá medir forças com algumas do World Tour: Sky, Movistar, Mitchelton-Scott, Astana, UAE Team Emirates, Katusha-Alpecin, Jumbo-Visma, AG2R, Bahrain-Merida, CCC e Dimension Data. O campeão do mundo Alejandro Valverde estará presente, assim como o vencedor da Volta a França, Geraint Thomas. E são apenas dois dos grandes nomes que estarão na prova espanhola, com alguns a terem viajada marcada para o Algarve (de 20 a 24 de Fevereiro).

Quanto à equipa portuguesa, segundo o site oficial da corrida, também deverá levar algumas das suas estrelas, a começar por três vencedores da Volta a Portugal: Raúl Alarcón, Rui Vinhas e Gustavo Veloso. No seu regresso "a casa" depois da passagem pela Caja Rural, Rafael Reis e Joaquim Silva serão aposta de Nuno Ribeiro, tal como João Rodrigues - uma das revelações da última Volta a Portugal - e o muito experiente Samuel Caldeira, que perdeu parte da temporada de 2018 devido a lesão. (* Ver nota em baixo)

A corrida decorre entre quarta-feira e domingo, com um contra-relógio a abrir e a etapa rainha agendada para sábado. O Eurosport irá transmitir a corrida em directo.

1ª etapa: Orihuela - Orihuela (10,2 quilómetros)
2ª etapa: Alicante - Alicante (166 quilómetros)
3ª etapa: Quart de Poblet - Chera (191 quilómetros)
4ª etapa: Vila-Real - Alcala-Alcocebre (188 quilómetros)
5ª etapa: Paterna - Valência (88 quilómetros)

Mais duas estreias: Amaro Antunes e José Neves

A W52-FC Porto tem boas recordação da Volta à Comunidade Valenciana. Amaro Antunes começou a dar os primeiros sinais que ia ter uma temporada de 2017 memorável na corrida espanhola, ao ser terceiro na etapa rainha, ganha por Nairo Quintana. O algarvio prepara-se agora para um momento muito especial na sua carreira. Aos 28 anos fará a estreia numa equipa World Tour, com a CCC a deter a partir de 2019 esse estatuto.

Apesar da presença do líder Greg van Avermaet, o belga está a pensar mais na preparação para as clássicas, pelo que Amaro Antunes poderá ter alguma liberdade para se mostrar logo a abrir a temporada.

José Neves também fará a sua estreia, mas pela equipa Burgos-BH, que pertence ao escalão Profissional Continental. Depois de evoluir na Liberty Seguros-Carglass e de apenas num ano na W52-FC Porto -  venceu o Troféu Joaquim Agostinho -, que acabou num estágio na formação do World Tour EF Education First, Neves dá mais um passo na carreira, ele que é um dos jovens promissores da nova geração do ciclismo nacional.

Haverá mais portugueses em prova. Rui Costa (UAE Team Emirates) irá arrancar com a sua época, enquanto José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Nelson Olveira (Movistar) já participaram no Challenge de Maiorca. O primeiro fez um dos troféus, enquanto o segundo esteve em três dos quatro que compõem a competição.

Pode ver neste link a lista completa de inscritos da Volta à Comunidade Valenciana.

Resultados do Sporting-Tavira em San Juan

A equipa de Vidal Fitas contou com a maioria dos ciclistas mais experientes do plantel na corrida argentina. Aleskandr Grigorev foi um dos ciclistas mais consistes do Sporting-Tavira em 2018, comprovando ser um excelente reforço. Começou bem 2019 em San Juan, demonstrando que poderão contar com ele para ser mais do que apenas gregário.

Tiago Machado, o novo líder da formação algarvia, começou logo a mostrar na fuga do primeiro dia. Fechou a corrida na 24ª posição a 3:07 minutos de Anacona. Seguiu-se Alejandro Marque, 60º a 13:24, Nicola Toffali, 80º a 18:12, o reforço José Mendes, 142º a 46:32 e o veterano Rinaldo Nocentini, 147º a 56:51.

Arranque oficial no domingo

As restantes equipas nacionais vão começar a temporada na Prova de Abertura Região de Aveiro, este domingo. O pelotão nacional reúne-se em Sever do Vouga, com 162,4 quilómetros até Estarreja, com passagem por Albergaria-a-Velha, Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia, Vagos, Ílhavo, Aveiro, Ovar e Murtosa.

A Efapel apresentará uma equipa mais reduzida, com Américo Silva a levar duas das suas principais figuras entre os seis ciclistas eleitos, Joni Brandão e Sérgio Paulinho, à Volta à Colômbia. A formação irá competir entre 12 e 17 de Fevereiro, ao lado de equipas como a Sky, Movistar, Deceuninck-QuickStep, Astana, EF Education First e UAE Team Emirates.

Já a W52-FC Porto, apesar de ter algumas figuras na Volta à Comunidade Valenciana, como tem de ter mais ciclistas no plantel devido à subida de escalão, não terá problemas em ter uma equipa completa e forte.

* NOTA: A equipa oficial da W52- FC Porto, confirmada após o texto ter sido publicado, é: Raúl Alarcón, António Carvalho, Edgar Pinto, João Rodrigues, Joaquim Silva, Rui Vinhas e Samuel Caldeira.



Sem comentários:

Enviar um comentário