11 de setembro de 2017

Rui Costa regressa para liderar selecção nos Mundiais

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Já são conhecidos os seis ciclistas que vão representar Portugal nos Mundiais de Bergen. Depois de há um ano ter ficado de fora devido ao percurso plano do Qatar, Rui Costa está de regresso à convocatória, não sendo segredo que a corrida na Noruega é um dos objectivos do ano para o campeão do mundo de 2013. Numa selecção com direito a seis atletas, o poveiro será acompanhado por Nelson Oliveira (Movistar), José Gonçalves e Tiago Machado (Katusha-Alpecin), Ricardo Vilela (Manzana Postobón) e o campeão nacional Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo). Rui Costa estará também na prova de contra-relógio juntamente com o quatro vezes campeão nacional desta vertente, Nelson Oliveira.

De fora ficaram os dois ciclistas que actuam em Portugal, Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Daniel Mestre (Efapel) e também José Mendes (Bora-Hansgrohe). Os três estavam na pré-convocatória. A escolha do seleccionador José Poeira não causa grande surpresa. Talvez a presença de Vilela possa ser uma pequena, pois fez a Volta a Espanha limitado fisicamente, mas com a prova de estrada a estar marcada para dia 24, deverá ter tempo para recuperar. "O ritmo competitivo, a capacidade de adaptação a provas extensas e a experiência no pelotão internacional foram os principais critérios para a escolha dos seis corredores", segundo o comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

"Vai ser uma eterna luta entre as selecções que pretendem endurecer a corrida para descartar os sprinters e aqueleas às quais interessa um ritmo moderado para que os homens mais rápidos possam estar na discussão da corrida. Pela nossa parte, estaremos concentrados em manter todas as opções em aberto", explicou José Poeira, citado pela FPC. "Quando os percursos não são declaradamente para velocistas temos sempre a ambição de bater-nos por um lugar nos dez primeiros e, desta vez, não será excepção", acrescentou.


Serão 12 voltas a um circuito em Bergen - antes cumprem-se 40 quilómetros na partida em Rong -, para completar 276,5 quilómetros. É um circuito interessante, pois não descarta alguns sprinters - e lá aparece Peter Sagan como um dos grandes favoritos -, mas permite a ciclistas como Rui Costa e mesmo os restantes portugueses, de procurar um bom resultado. Há uma subida de 1,5 quilómetros a meio do percurso, com pendente média 6,4%, que ao ter se ser ultrapassada 12 vezes poderá beneficiar ou alguma fuga, ou se o ritmo for elevado, deixar ficar para trás algum sprinter que passe menos bem estas inclinações.

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Quanto ao contra-relógio, tem apenas 31 quilómetros e termina numa verdadeira rampa. Se o campeão em título, Tony Martin, não gostou muito, já Nelson Oliveira terá ficado mais satisfeito do que com o percurso plano de há um ano, no Qatar. "É um contra-relógio que, em teoria, favorece mais os nossos corredores do que um longo exercício totalmente plano. No entanto, por ser diferente de tudo aquilo a que estamos habituados, será uma incógnita, obrigando a analisar bem o terreno para uma correcta escolha de andamentos e para decidirmos uma eventual troca de bicicletas no início da subida final", explicou o seleccionador. O campeão nacional, Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) não integrou sequer a lista de pré-convocados.


Nos sub-23 Portugal estará representado por André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime), Francisco Campos (Miranda-Mortágua) - campeão nacional de estrada na categoria -, Ivo Oliveira (Axeo Hagens Berman) e José Neves (Liberty Seguros-Carglass), o campeão nacional no contra-relógio. No entanto, Ivo Oliveira será o representante no esforço individual.

Os juniores competem apenas na prova de estrada: Afonso Silva (Sporting-Tavira-Formação Eng. Birto de Mana), Pedro José Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Pedro Miguel Lopes (Seissa-KTM Bikeseven-Matias & Araújo-Frulact). A única representante feminina será precisamente neste escalão: Maria Martins (Bairrada).

Corridas com participação dos ciclistas portugueses: 
18 de setembro-Contrarrelógio Individual Sub-23, 37,2 km 
20 de setembro-Contrarrelógio Individual Elite, 31 km 
22 de setembro-Prova de Fundo Juniores Femininas, 76,4 km 
22 de setembro-Prova de Fundo Sub-23, 191 km 
23 de setembro-Prova de Fundo Juniores, 135,5 km
24 de setembro-9:05: Prova de Fundo Elite, 276,5 km 


Sem comentários:

Enviar um comentário