28 de setembro de 2017

Contas derraparam e noruegueses estão a ajudar a pagar Mundiais de Bergen

(Fotografia: Facebook 2017 UCI Road World Championships)
A derrapagem nas contas dos Mundiais de Bergen ronda, para já, os sete milhões de euros. Porém, numa altura em que se está a terminar a contabilidade da competição de oito dias, ainda faltam registar algumas facturas, pelo que valor poderá subir. O sucesso dos Mundiais naquela cidade norueguesa foi bem visível, com o público a aderir em massa ao evento. Muitos também vêem como foi uma excelente forma de promover Bergen a nível turístico. Talvez por tudo isso, os noruegueses estão a ajudar a pagar. Ao ser divulgado o problema financeiro, somaram-se as doações, tendo sido mesmo iniciado um crowdfunding que já tem mais de 300 mil euros.

"Nós aqui em Bergen2017 estamos orgulhosos do povo norueguês pelo seu comprometimento para com os Mundiais através da iniciativa começada pelo próprio [povo]", lê-se na página de Facebook dos campeonatos. Estes casos não são novos. Os Mundiais de Ponferrada, por exemplo, ainda dão muito que falar em Espanha, três anos depois. A derrapagem já vai em 12 milhões euros...

Para se perceber melhor, os Mundiais de Bergen tinham um orçamento de 16,6 milhões de euros, mas o custo já vai em 23,5. Para agravar a situação, alguns media locais estão a noticiar que a federação norueguesa pode estar perto da bancarrota. O presidente do organismo, Harald Tiedemann, disse na semana passada que estava preocupado com os custos e como se iria pagá-los. "Não posso negar que haverá grandes perdas. Só espero que aquelas pessoas com influência possam apreciar a fantástica promoção de Bergen e de todo o país e que não permitam que a federação sangre devido a isso", afirmou o responsável.

Com o lançamento do crowdfunding, espera-se que uma parte do problema possa ser amenizado. No entanto, perante o exemplo de Ponferrada, o assustador cenário de dívidas é algo que para já não está a ser afastado.


Sem comentários:

Enviar um comentário