6 de setembro de 2017

Este é El Pistolero! Froome bem avisou...

(Fotografia: Unipublic/Photogomez Sport)
Estava Alberto Contador enterrado na classificação geral, a mais de três minutos e com a Volta a Espanha a ter enfrentado apenas a primeira grande dificuldade em Andorra. Para muitos o espanhol estava arrumado e restava-lhe tentar uma vitória de etapa para sair com um momento de glória na corrida do adeus. Chris Froome sempre desconfiou e recusou tirar Contador da lista dos seus rivais. O ciclista da Trek-Segafredo veio depois dizer que tinha estado doente e aos poucos foi recuperando. Três semanas pode de facto parecer uma eternidade numa competição. O Contador que se viu na subida de Machucos nada tem a ver com o corredor infeliz, de ar derrotado em Andorra. Este Contador é o El Pistolero que espalha terror ao atacar numa subida, com todos a tentar seguir alguém que é quase impossível de o fazer quando está em forma. 

Estamos perante um último esforço. Um último tudo ou nada. Não ganhou a etapa, mas ganhou tempo. O espanhol já tinha avisado que o top 10 saberia a pouco. O pódio seria bem melhor. Entrar em Madrid com a camisola vermelha um sonho que está afinal vivo. "Claro que quero ganhar a Vuelta", disse. E porque não? Froome bem avisou, mais do que uma vez, que não se poderia menosprezar Contador e lá está ele a deixar novamente o britânico preocupado em terras espanholas.

A distância ainda é grande, 3:34 minutos, quando faltam três dias para terminar (isto contando que no domingo será a etapa da consagração). Porém, na tirada desta quarta-feira, Contador tirou 1:18 minutos a Froome. Na primeira semana o espanhol era um ciclista triste, que pensava no que poderia fazer para não acabar a carreira sem deixar uma derradeira marca. Agora, Contador é um corredor de motivação renovada e em alta. O pódio está a pouco mais de um minuto, mas se as pernas continuarem a responder como fizeram hoje, Contador ameaça tentar algo mais. Pergunta-se novamente: e porque não? Se é para acabar, que acabe a tentar tudo. Froome nunca o tirou da sua lista e não tendo razões para perder o sono, irá certamente estar bem acordado nas próximas etapas.

É que Contador pode não ser o mais forte candidato a tirar a camisola vermelha de Froome, mas é o mais forte candidato a impulsionar algum ataque que possa levar o britânico a ficar novamente para trás, com Vincenzo Nibali à espreita. O italiano da Bahrain-Merida mostrou-se algo derrotado após o contra-relógio, mas mesmo dizendo que não acredita que Froome esteja mais fraco depois do líder da Sky ter ficado para trás em Machucos, os mais de 40 segundos recuperados, voltam a fazer Nibali acreditar que ainda há uma hipótese, mesmo com uma Sky fortíssima no apoio a Froome.

Terá o britânico pagado o esforço de um contra-relógio em que ganhou tempo a todos? Talvez, mas este tipo de rampas - em Machucos os dois primeiros quilómetros rondaram os 25% - não é o tipo de subida que agrade mais a Froome, que prefere subidas onde possa impor um ritmo. Já Contador adora estas rampas. Notou-se! Nibali não é doido por elas, mas também as aproveita quando se sente bem. Froome não entrou em pânico, preferindo encontrar o tal ritmo. Não é que estivesse assim tão confortável na classificação para ver os seus rivais afastarem-se, mas também é verdade que o esforço do contra-relógio ainda lhe permite ter uma vantagem maior do que a que tinha antes do esforço individual de terça-feira.


Em condições normais poder-se-ia dizer que os dois próximos dias não seriam os preferidos para tentar mexer com a geral, ainda mais quando no sábado o Angliru espera o pelotão. Porém, se realmente Contador, Nibali e não vamos esquecer Wilco Kelderman (Sunweb) e Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin), quiserem pressionar Froome, então é melhor não deixar tudo para o fim... Ainda que esse fim no Angliru tenha tudo para ter contornos épicos. Que grande Volta a Espanha!

Em dias como este, em que tanto está em jogo pela vitória final, há tendência a deixar para segundo plano quem resistiu na frente e conquistou um brilhante triunfo. Não terá sido fácil para o austríaco Stefan Denifl gerir o esforço e manter a calma quando sabia que Contador vinha a subir a um ritmo alucinante. Aguentou, ganhou uma excelente etapa e deu uma vitória histórica para a Aqua Blue Sport. Esta nova equipa, de origem irlandesa e que recebeu, algo surpreendentemente, um convite para a Volta a Espanha, viveu momentos difíceis quando na quinta-feira ficou sem o seu autocarro. Alguém incendiou-o, danificando uma boa parte do veículo. A equipa continuou em prova e ganhou em Machucos, um nome que não será esquecido no ciclismo irlandês e austríaco.


Summary - Stage 17 - La Vuelta 2017 por la_vuelta



Sem comentários:

Enviar um comentário