14 de setembro de 2017

"Infelizmente as notícias sobre Israel são mais sobre a guerra do que sobre a vida normal"

Faltava uma confirmação oficial que chegou hoje: Jerusalém vai mesmo receber a partida da Volta a Itália em 2018. Serão três etapas em Israel, no maior evento de ciclismo alguma vez realizado num país ainda sem tradição na modalidade, mas que nos últimos anos tem tido uma equipa que tenta dar uma oportunidade aos jovens talentos. Guy Sagiv é um deles. Campeão nacional de contra-relógio, o ciclista de 22 anos deixa escapar um enorme sorriso quando se fala do seu país receber o Giro. Sendo uma equipa que este ano subiu ao escalão Profissional Continental, naturalmente que já se sonha com a possibilidade de receber um convite da organização. E a julgar pelas contratações, os planos são claros: elevar o nível competitivo da Israel Cycling Academy.

A conversa com Sagiv decorreu antes da confirmação oficial, mas não havia dúvidas da importância de Israel receber a Volta a Itália.  "Espero mesmo que aconteça e que eu esteja lá." Com a primeira parte confirmada, resta agora a Sagiv trabalhar para que caso o tal convite chegue, possa ser uma opção. O israelita tem como objectivo competir nas três grandes voltas e ganhar em etapas em todas elas. E poderá começar a concretizar esses sonhos mais cedo do que se calhar pensava. "Será o maior acontecimento de ciclismo em Israel. Será muito bom para o país. Falar-se-á do país e no ciclismo de lá", salientou ao Volta ao Ciclismo.

E, de facto, do ciclismo israelita pouco se conhece. "Infelizmente as notícias sobre Israel são mais sobre a guerra do que sobre a vida normal", lamenta Sagiv. "É isso que esta equipa também está a tentar promover porque é um país normal, com pessoas normais, que gostam de desporto. Que gostam de ciclismo", acrescentou. Sagiv explicou que a modalidade "é um desporto jovem em Israel, mas está a evoluir no caminho certo". "Esperamos vir a ser um dos grandes países de ciclismo", realçou. 

"Lentamente a equipa tem crescido e estamos a apontar para mais alto. Estamos a crescer já para o próximo ano"

Parte desta evolução acaba por ser da responsabilidade da Israel Cycling Academy, projecto que começou há três anos e que na primeira época como Profissional Continental, procurou consolidar-se neste escalão para em 2018 dar mais um passo rumo a um nível competitivo superior. "Lentamente a equipa tem crescido e estamos a apontar para mais alto. Estamos a crescer já para o próximo ano", afirmou, referindo ainda que se tem verificado um desenvolvimento entre os ciclistas amadores, o que denota um aumento no interesse da modalidade no país. O BTT é a vertente dominante, mas aos poucos a estrada vai conquistando o seu espaço.

A equipa soma oito vitórias em 2017 e recentemente esteve na Volta a Portugal, com o campeão nacional letão, Krists Neilands, a conquistar a classificação da juventude, tendo feito uma excelente exibição na etapa da Torre, acompanhando Amaro Antunes e Raúl Alarcón, tendo cedido já perto da meta. A formação conta ainda com os dois campeões nacionais, Sagiv e Roy Goldstein (de estrada). Sagiv fez em Portugal a sua primeira corrida mais longa e espera que possa ser uma experiência importante se chegar a oportunidade de estar numa corrida de três semanas.

Apesar de ser uma equipa que aposta na juventude, não apenas israelita, a contratação de Ben Hermans (31 anos, BMC) e Rubén Plaza (37, Orica-Scott), revela o interesse de contar com alguma experiência e também com ciclistas com nome já consolidado no pelotão e assim ambicionar a estar em mais corridas de elevado nível. Ou seja, estar entre os melhores e a presença numa Volta a Itália a começar em casa seria perfeita para o projecto israelita. Sondre Holst Enger (23, AG2R), August Jensen (26, Team Coop) e Edwin Ávila (27, Illuminate) são reforços também já confirmados.

Uma jovem e bem disposta equipa na Volta a Portugal
Óscar Guerrero é o director da Israel Cycling Academy. O espanhol já tinha deixado a sua marca depois de ter estado à frente de uma equipa ainda hoje muito recordada: a Euskaltel-Euskadi. Guerrero tem sido o responsável por garantir que a formação israelita acompanhe as ambições do dono, o empresário Ron Baron. Falar do World Tour ainda é cedo. O próximo passo é precisamente estar numa grande volta.

Tudo começou em Novembro de 2014, quando até Peter Sagan esteve presente para assinalar o arranque do projecto. A primeira vitória aconteceu a 9 de Maio de 2015, quando o checo Daniel Turek venceu a quarta etapa da Volta ao Azerbaijão. Mas esta Israel Cycling Academy e os seus jovens ciclistas querem muito mais.

A apresentação de Jerusalém como a cidade que irá receber o arranque do Giro está agendada para segunda-feira. Alberto Contador e Ivan Basso deverão estar presentes, na condição de antigos vencedores da corrida. Será a primeira vez que uma grande volta irá começar fora da Europa, como a organização destacou no comunicado que oficializou um rumor que durava há algumas semanas.


Sem comentários:

Enviar um comentário