14 de setembro de 2017

Tiago Ferreira recupera mais de 40 posições e garante excelente resultado do Team Portugal no desafio extremo dos Alpes

(Fotografia: Markus Berger/Red Bull Content Pool)
É uma corrida que se tornou uma referência para quem gosta de desafios extremos. É feita em formato de estafeta, com as equipas a terem quatro atletas para cumprirem os percursos de corrida de montanha, parapente, BTT e caiaque de águas bravas. Portugal voltou a estar representado pelo segundo ano consecutivo e melhorou substancialmente a classificação. Tiago Ferreira foi um estreante de sucesso na Red Bull Dolomitenmann. O campeão europeu de XCM e campeão do mundo em 2016 foi decisivo para o grande resultado, pois só ele recuperou 45 posições.

O Team Portugal terminou na 20ª posição, completando o exigente percurso em 4:32.44 horas. Além de Tiago Ferreira (28 anos), Vítor Jesus (25, atletismo) também fez a sua estreia, enquanto Nuno Virgílio (38, bicampeão nacional de parapente) e António Palavra (45, caiaque de águas bravas) repetiram a presença. Há um ano terminaram no 42º lugar. Conscientes que alcançaram um excelente resultado numa corrida de elevado grau de dificuldade, ainda assim há trabalho a fazer para se aproximarem dos vencedores. Vontade não deve faltar para estarem na luta em 2018, talvez! A Pure Encapsulation fez o tempo de 3:50.57, estabelecendo uma nova melhor marca, tirando 15 minutos à anterior. Compõem a formação ganhadora Philip Götsch, Markus Prantl, Tony Longo e Gerhard Schmid. Os três primeiros são italianos e Schmid é austríaco.

(Fotografia: Markus Berger/Red Bull Content Pool)
Para perceber melhor o que o Team Portugal alcançou, 129 equipas começaram, 117 chegaram ao fim. As Dolomitas, nos Alpes, são um cenário que o ciclismo bem conhece, sendo normalmente uma zona de decisão na Volta a Itália. Na Red Bull Dolomitenmann a acção decorre na Áustria, com partida em Lienz. A resistência física e psicológica dos atletas é levada ao extremo. Estamos a falar de subidas e descidas muito acentuadas. No parapente encontram-se secções de voos muito técnicas e as águas bravas exigem uma atenção e destreza que não está ao alcance de qualquer um.

Tudo começou em 1988, pela mão da lenda do ski Werner Grissman. Apesar de entretanto a Red Bull ter passado a patrocinar e dar o nome da competição, a corrida mantém-se fiel às suas origens. O interesse vai crescendo de ano para ano e é possível ver que muitos são os atletas tendem a regressar para repetir a experiência naquela que é considerada uma prova única.

Mais do que as palavras, aqui ficam as imagens de mais uma edição da Red Bull Dolomitenmann.


Sem comentários:

Enviar um comentário