17 de setembro de 2017

Ivo Oliveira quer mostrar um ano de evolução num palco importante

Ivo Oliveira não é um principiante nestas andanças de Mundiais. Porém, em Bergen, na Noruega, estará um ciclista diferente do de Doha2016. O corredor de 21 anos, feitos a 5 de Setembro, surge com uma aprimorada experiência na estrada, muito devido aos ensinamentos daquela que é considerada por muitos a melhor equipa de formação do Mundo: a Axeon Hagens Berman de Axel Merckx. Um dos objectivos passa por melhorar o 36º lugar de Doha, mas Ivo Oliveira garante que preparou tanto o contra-relógio, como a prova em linha "afincadamente", salientando que vai dar o máximo, o que nem se esperaria que competisse de outra forma.

O ano teve alguns altos e baixos, afectado por algumas azares (quedas). Ivo, tal como o irmão Rui, têm uma enorme capacidade para regressar sempre bem e motivado, a lutar por bons resultados. O melhor foi na República Checa, quando venceu a primeira etapa do Grande Prémio de Priessnitz spa. Precisamente um contra-relógio. O esforço individual está a tornar-se uma especialidade para o gémeo, também beneficiando das suas qualidades de ciclista de pista (foi medalha de prata no Europeu de sub-23, na disciplina de perseguição individual este ano, em Anadia). Ivo esteve a competir por Portugal nas últimas semanas, aproveitando alguns dos tradicionais circuitos de final de temporada. Venceu o da Póvoa da Galega e da Moita.

Axel Merckx tinha dito que o trabalho a ser feito na Axeon Hagens Berman seria passar a qualidade que tanto Ivo como Rui demonstram na pista para a estrada. Aos poucos a evolução vai começando a ser notória e Ivo tem agora uma oportunidade para se mostrar num palco muito importante para jovens ambiciosos como ele. A equipa tem mais um ano de opção para o seu contrato, que se espera que venha a accionar. Mas para já, Ivo Oliveira quer mostrar-se em Bergen.

“É um percurso de que gosto, porque tem poucas zonas totalmente planas, apresenta muito sobre e desce e partes técnicas. É muito mais do meu agrado do que o mundial do ano passado, no Qatar, que era completamente a rolar”, disse o ciclista, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O ciclista português, o único representante no contra-relógio de sub-23, parte às 14:44 (hora de Portugal Continental). O Eurosport está a transmitir os Mundiais de Bergen, que terminam no domingo com a corrida de estrada da elite masculina.

»»Equipa dos gémeos Oliveira quer subir de escalão em 2018««

Sem comentários:

Enviar um comentário