27 de setembro de 2017

Ciclistas com barba? Nesta equipa, nem pensar

Geschke sabe que há uma equipa onde não terá lugar (Fotografia: Facebook Sunweb)
Longe vão os tempos dos ciclistas de cara lavada e cabelo mais ou menos cortadinho. A importância do visual é hoje algo também levado muito em conta por muitos ciclistas. A barba é certamente o look mais vísivel, ainda que os penteados também tenham o seu espaço: não dêem bonés a Marcel Kittel que ele não vai tapar o seu cabelo e até recentemente Sagan tinha uma cabeleira no mínimo estranha... Mas voltemos à barba. A questão da aerodinâmica não parece ser um factor a ter muito em conta actualmente. Podemos novamente falar de Sagan. Não teve uma barba, mas lá tinha uma barbicha (agora está mais aparada) e ainda assim continuou a ganhar! Já entre os trepadores é algo não se vê.

Higiene. Aí está outra questão e é a que está no centro de uma proibição invulgar nos tempos que correm. Bom, higiene e o aspecto, a julgar pelas declarações. Ciclista que esteja na equipa belga Sport Vlaanderen-Baloise tem de andar de barba feita. Porquê? "Somos uma equipa de ciclista, com corredores e não pilotos de motocross ou jogadores de râguebi. O ranho e restos de comida na barba de um ciclista no meio de uma corrida é algo sujo", escreveu Walter Planckaert, director desportivo da formação Profissional Continental. Planckaert é um antigo ciclista, com vitórias na Volta a Flandres, Amstel Gold Race, Kuurne-Bruxelles-Kuurne e até uma etapa no Tour, todas na década de 70.

Talvez não seja preciso barbearem-se todos os dias, mas os ciclistas não podem abusar, pois Planckaert avisa que não terão lugar na equipa. Naturalmente que a decisão foi recebida com algum divertimento, críticas e também palavras de apoio. Quem está de fora pode dizer o que quiser, quem está na equipa, já sabe: não se pode esquecer da máquina de barbear! Simon Geschke, o "barbudo" do pelotão World Tour já sabe para onde não poderá ir se sair da Sunweb...


Sem comentários:

Enviar um comentário