4 de julho de 2019

Novas pistas de BMX e BTT dão ao CAR novo estatuto internacional

(Fotografia: © João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Todas as pedaladas vão dar à Anadia. Cada vez mais é uma autêntica capital do ciclismo, com o Centro de Alto Rendimento (CAR) a crescer e a receber uma distinção importante. No dia em que foram inauguradas as pistas de BMX e BTT foi anunciado por David Lappartient, presidente da UCI, que o CAR será um Centro Continental de Ciclismo. É um momento importante para a modalidade não só em Portugal, mas também a nível internacional, pois se o velódromo de Sangalhos já é eleito por várias selecções para estagiar, agora haverá ainda mais opções, outras vertentes, não esquecendo como as infraestruturas vão contribuir para a evolução dos corredores portugueses, como já acontece com o ciclismo de pista.

Com as novas infraestruturas, realçando como as estradas em redor têm boas condições para a prática de ciclismo de estrada, Anadia é um local de eleição para a modalidade. A pista de BMX é a única com caraterísticas olímpicas na Península Ibérica. "Hoje é um dia muito feliz. Já tinha vindo a Anadia algumas vezes, mas as novas pistas de BTT e de BMX superam o que poderia esperar. Excepto no Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, não há outro centro no mundo que junte todas as vertentes olímpicas do ciclismo, como acontece aqui. Falta apenas, mas espero que esteja para breve, uma pista de BMX freestyle. Por isso, tenho a honra de anunciar que o Comité Diretor da UCI decidiu, por unanimidade, atribuir a Anadia o estatuto de Centro Continental", afirmou Lappartient durante a inauguração que decorreu esta quinta-feira.

(Fotografia: © João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Anadia junta-se assim aos centros continentais que a UCI tem em África, Ásia e América, que têm tido um papel importante em ajudar os potenciais ciclistas de regiões com poucas condições (e nenhuma tradição) para a prática da modalidade. O CAR português é o primeiro Centro Satélite na Europa, o que irá permitir, por exemplo, que atletas de países em vias de desenvolvimento possam fazer estágios mais prolongados em Anadia.

De salientar que o edifício de apoio da pista de BMX alberga a partir de agora o Centro de Avaliação e Controlo de Treino da Federação Portuguesa de Ciclismo. Estará ao serviço de todo o ciclismo nacional, com o objectivo de desenvolver os melhores padrões de qualidade científica.

Esta quinta-feira foi ainda assinado um protocolo entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Fundação do Desporto para o desenvolvimento do ciclismo de pista para cegos.

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