18 de julho de 2019

Rohan Dennis e o estranho abandono: "Dado o meu actual sentimento, foi a decisão certa"

(Fotografia: Facebook Bahrain-Merida)
Onde está Rohan Dennis? Pode parecer estranho, mas por momentos ninguém sabia o que tinha acontecido com o ciclista australiano. Nem a equipa! Numa etapa com tão poucos pontos de interesse, rapidamente Dennis tornou-se num. A única confirmação que há quanto ao corredor é que abandonou a Volta a França, um dia antes do contra-relógio individual, para o qual era um dos favoritos, não fosse ele o campeão do mundo da especialidade. O que levou a esta abrupta saída ainda está por explicar, de tal forma que até a Bahrain-Merida disse que ia "lançar uma investigação" sobre o sucedido.

Dennis lá foi encontrado, junto ao autocarro da sua equipa. Foi inclusivamente filmado, já sem o seu equipamento, a caminhar com o seu agente, que chegou mesmo a afastar de uma forma pouco simpática uma jornalista que tentou esclarecer com o Dennis o que se passava. Ainda durante a etapa, saiu a informação que o ciclista teria tido um desentendimento com algum dos responsáveis da equipa. A Bahrain-Merida negou. Está tudo bem, dizem... Algo não estará, porque afinal Rohan Dennis começou o dia até a dar uma entrevista em que falou das suas pretensões para o contra-relógio de sexta-feira e acabou a abandonar sem dar justificação a ninguém. Foi também desmentido que tivesse sido pedido a Dennis para ir buscar abastecimento para os companheiros, pois a palavra de ordem era poupança a pensar no contra-relógio.

Mesmo depois da etapa terminar, a informação não foi muito mais esclarecedora. O director desportivo Gorazd Stangelj garantiu que não havia nenhum problema físico com o australiano, que assinou esta época pela Bahrain-Merida, depois de quatro anos e meio na BMC. "Também estamos confusos. Digamos que estou desiludido com o que aconteceu hoje ao Rohan porque esperava um grande esforço dele amanhã [sexta-feira]. Foi decisão dele parar na zona de abastecimento. Tentámos falar com ele. Tentámos encontrar uma solução, ele disse que não queria falar e abandonou a corrida", explicou Stangelj.

Apesar de garantir que não há qualquer problema entre Dennis e os responsáveis da estrutura do Médio Oriente, Stangelj acrescentou: "Ele é uma pessoa especial, como todos os campeões são. Ele está mesmo a 100% quando quer algo e é difícil fazer todos felizes em todos os momentos."

Rohan Dennis, de 29 anos, não é conhecido por ser dos ciclistas mais simpáticos do pelotão. O seu temperamento nem sempre será bem visto por companheiros e membros do staff. Perante a forma como abandonou o Tour, não é surpresa que a sua atitude esteja a ser vista como uma birra e claro sujeita a críticas. Abandonou a sua equipa numa das provas mais importantes do ano, numa altura em que Vincenzo Nibali já não está a lutar pela geral e a 24 horas de Dennis poder dar mais uma vitória de etapa, depois de Dylan Teuns já o ter feito.

Uma das possibilidades para o seu descontentamento será a bicicleta de contra-relógio. Apesar de ter ganho o da Volta a Suíça, Dennis não estará satisfeito, mas são rumores por confirmar.

Durante a noite foi publicado um curto comunicado da Bahrain-Merida com declarações de Dennis, que nada explicam: "Estou muito desiludido por deixar a corrida nesta altura. Obviamente que o contra-relógio individual era um grande objectivo para mim e para a equipa, mas dado o meu actual sentimento, foi a decisão certa abandonar hoje." O ciclista deseja depois sorte aos companheiros, agradece aos fãs e termina dizendo que espera regressar a "esta grande corrida nas próximas épocas".


Depois de ter sido segundo na Volta à Suíça, Dennis chegou ao Tour com o papel de ajudar Nibali e procurar ganhar uma etapa, com o contra-relógio a ser o seu principal objectivo. Porém, sai do Tour envolto em polémica depois de uma temporada que começou pouco convincente, mas parecia estar a melhorar. Parecia...

»»Simon Yates é o terceiro a fazer o pleno neste Tour««

»»Não temos Cavendish nem Kittel, mas temos muito mais««

Sem comentários:

Enviar um comentário