14 de fevereiro de 2018

Um sucessor de Dumoulin feliz por estar em Portugal

Sam Oomen protagonizou um momento que suscitou algumas gargalhadas durante a cerimónia do pódio. Por momentos pensou que tinha chegado a sua vez de receber a camisola que tinha conquistado, mas afinal ainda era o compatriota de Dylan Groenewegen que estava em foco. Quando foi finalmente chamado, Oomen riu-se novamente do insólito, acenando para a multidão. Feliz por estar a vestir a camisola branca, não passava despercebido a fita que tinha no joelho e se a primeira etapa na Volta ao Algarve acabou bem, não foi nada fácil de enfrentar.

Aos 22 anos, Oomen é já visto como a próxima geração da Holanda, pelo que estar na liderança da juventude na Algarvia é algo normal e até esperado. É também um forte candidato a conquistá-la. Ou talvez não. "Para ser honesto, não tinha objectivos para esta semana porque estou com um problema no joelho. Não sabia como iam correr as coisas e durante a etapa foi bastante mau. No final não doeu e consegui posicionar-me bem. Vamos ver como vai ser amanhã. Vai ser um teste", admitiu ao Volta ao Ciclismo. Não esconde alguma desilusão pela situação que está a atravessar, realçando como o joelho lhe dói, mas não o suficiente para parar.

Por isso mesmo, apesar de na chegada ao Alto da Fóia querer tentar perceber como estará o joelho, quer pensar em manter-se como líder da juventude. "O ciclismo não é fácil e eu vou tentar. Ter esta camisola é uma motivação." A Algarvia é mais uma corrida de preparação para aquele que vê como grande objectivo da temporada: estar ao lado de Tom Dumoulin na Volta a Itália. Primeira vai passar pelo Paris-Nice, mas é já para Maio que vai olhando.

Oomen é já visto como ou um sucessor de Dumoulin ou, quem sabe, se possa vir a ver uma rivalidade holandesa, já que são cinco anos que os separam. Estar no lugar onde está Tom Dumoulin, vencedor do Giro e campeão do mundo de contra-relógio, "é um sonho" para Oomen, que não hesita em acrescentar como, para já, está muito orgulhoso de poder partilhar experiências com o compatriota. Com Dylan Groenewegen a dar entrevistas ao seu lado, Oomen salientou que a Holanda está a viver uma fase muito boa no ciclismo.

A conversa é curta, pois é tempo de ir recuperar para atacar o Alto da Fóia esta quinta-feira, numa etapa que começa em Sagres e terá 187,9 quilómetros. Porém, há tempo para Oomen referir como está feliz por estar no Algarve e não é só pela competição. "O tempo na Holanda nesta altura é muito mau! Esta é uma zona muito boa. Também já tinha passado férias em Lisboa há dois anos. Gosto de cá voltar."

Oomen é um dos jovens a seguir com atenção esta e nas próximas temporadas. A Sunweb já o "prendeu" até 2020 e se o talento está lá, falta agora perceber que evolução irá ter. Mas o futuro é promissor. Aquele joelho talvez não deixe se ver um pouco da imensa qualidade do holandês no Algarve, mas que tem muito para mostrar, isso tem, tanto na luta por classificações gerais, como também no contra-relógio. Este é um dos ciclistas que ajudou a equipa a sagrar-se campeã do mundo da especialidade.



Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário