22 de fevereiro de 2018

Tom Boonen vai ser conselheiro na rival da Quick-Step Floors

(Fotografia: Photonews)
A sua carreira foi praticamente toda passada na estrutura da actual Quick-Step Floors. Porém, as conversas para continuar na equipa belga com outra função após retirar-se há quase um ano, não terminaram com um acordo e agora Tom Boonen vai permanecer ligado ao ciclismo, mas na rival Lotto Soudal. Com a temporada de clássicas prestes a arrancar com a Omloop Het Nieuwsblad, no sábado, o ciclista que juntamente com Fabian Cancellara marcou mais de uma década neste tipo de corridas, foi apresentado como um dos Capitães do Ciclismo e como conselheiro.

"O meu papel na Lotto Soudal será de aconselhamento. Não irei certamente andar a olhar por cima dos ombros de ninguém, mas nas áreas em que possa partilhar a minha experiência, fá-lo-ei com muito gosto. Claro que conheço muitos dos membros do staff e os ciclistas, por isso, não irei precisar de grande adaptação à equipa", disse o antigo corredor. A 9 de Abril, Tom Boonen percorreu pela última vez os pavés do Paris-Roubaix. Não conseguiu a desejada quinta vitória na corrida que tanto gosta, mas há muito que era um ciclista com o seu lugar na história. Dos 16 anos como profissional, 15 foram passados na estrutura liderada por Patrick Lefevere, tendo começado na US Postal Service, depois de meio ano de estágio em 2001.

O primeiro contacto para as novas funções surgiu ainda em 2017, quando Tom Boonen ficou a conhecer melhor o projecto Captains of Cycling (Capitães do Ciclismo), do qual é agora embaixador. "O Paul [de Geyter] falou-me mais sobre ele [o projecto] e eu considerei um desafio apoiar e ser um embaixador. Penso que como ciclista contribui para promover o ciclismo belga e tentarei fazer o mesmo no meu novo papel. O ciclismo sempre foi o desporto do povo e a Bélgica tem uma longa história ciclística. Tantos os fãs como os investidores sentem-se conectados com a modalidade", salientou Boonen na conferência de imprensa de apresentação.

Sobre o projecto, o Captains of Cyling convida qualquer pessoa a ser um accionista da Lotto Soudal. Para isso basta doar dinheiro, 50, 250, mil ou cinco mil euros. Dependendo do valor, ter-se-á acesso a certos benefícios, como participar nas assembleias gerais, voucher para gastar na loja da equipa, conhecer os ciclistas e convites VIP para a Volta a Flandres, por exemplo.

"Estou muito satisfeito por o Tom querer contribuir para o projecto Captains of Cycling e que queira também aconselhar a Lotto Soudal. Espero que seja o início de uma cooperação de sucesso duradoura. É óbvio que o Tom é mais do que adequado para a função. Como ciclista ele já era um embaixador do ciclismo belga. Isto é meramente a continuação da sua promoção do ciclismo belga", salientou Paul de Geyter, director geral do projecto.

Tom Boonen (37 anos) ganhou quatro Paris-Roubaix, três Voltas a Flandres, outras tantas Gent-Wevelgem e muito mais. Se há alguém ideal para passar conhecimento é ele. Tiesj Benoot é um dos considerados como "o próximo Boonen". Só tem 23 anos, mas será uma aposta muito forte da Lotto Soudal para toda a época das clássicas, tanto no pavé, como nas Ardenas. Não é de estranhar que também ele tenha estado na conferência de imprensa, que serviu também para lançar esta fase da temporada.

Porém, Boonen era suposto estar num papel diferente e na Quick-Step Floors. Ainda antes de terminar a carreira, foi anunciado que assumiria a função de relações públicas tanto na equipa, como na Specialized, a marca de bicicletas que utilizou durante muitos anos. E claro que manteria um papel perto dos ciclistas... como conselheiro. Ao site VTM, a antigo ciclista explicou que falou com Patrick Lefevere, o responsável da Quick-Step Floors, três vezes, mas não chegara a acordo. No entanto, não fecha a porta a um possível regresso: "Somos amigos e certamente que poderia seguir o mesmo caminho com o Patrick."

Quanto às bicicletas, a Lotto Soudal tem as da Ridley.  O jornal Het Nieuwsblad explicou esta ligação. O pai de Tom trabalha na empresa, que pertence à família Kumpen. Anthony Kumpen tem sido um parceiro de Boonen na sua incursão pelo desporto motorizado. O belga tem competido em corridas de automóveis.

A Quick-Step Floors e a Lotto Soudal são ambas belgas e, por isso, com objectivos idênticos: atacar as clássicas é sempre o principal plano, tal como ir atrás de vitórias ao sprint nas competições por etapas. A rivalidade é das mais antigas no ciclismo e mesmo já estando retirado, a escolha de Tom Boonen não passa ao lado desta disputa particular entre as duas estruturas.

»»E o momento chegou. Tom Boonen saiu de cena««

»»Philippe Gilbert: "Foi bom ganhar a Volta a Flandres, mas o futuro é muito mais interessante"««

Sem comentários:

Enviar um comentário