16 de dezembro de 2017

Nova medalha para Rui Oliveira e os dois pontos que tiraram o bronze a Miguel Salgueiro

Dia intenso de ciclismo de pista no Velódromo Nacional. O omnium foi o principal destaque do programa de sábado do Troféu Internacional Município de Anadia e a selecção portuguesa apostou forte. O trabalho de João Matias, César Martingil, Ivo e Rui Oliveira acabou por resultar numa medalha de bronze para o último, sendo a segunda do gémeo, depois do terceiro lugar na corrida de sub-23 de scratch na sexta-feira. Mesmo a fechar, Miguel Salgueiro viu escapar-lhe o pódio na meta da derradeira corrida do omnium, na categoria de juniores. Por dois pontos, o ciclista do ACD Milharado ficou sem a medalha.

Para se perceber melhor o quanto este bronze de Rui Oliveira é importante e motivador, há que ter em conta que o ciclista da Axeon Hagens Berman começou a pré-época há pouco tempo, sendo esta a primeira competição a pensar em 2018. Depois temos o espanhol Sebastián Mora que soma medalhas na pista e ganhou somando 151 pontos, no conjunto de todas as provas que compõem o omnium. Seguiu-se o americano Daniel Halloway, que tirou o segundo lugar a Rui Oliveira na última prova, a corrida por pontos. Halloway venceu o omnium na Taça do Mundo que se realizou no fim-de-semana passado, ficando desta feita com a prata (144 pontos). Rui somou 139, mas há ainda que referir que Ivo foi sétimo (112), seguindo-se João Matias (13º, 41) e César Martingil (17º, 15).

Nas senhoras, a junior Maria Martins foi mostrar-se à elite, terminando o omnium na 13ª posição, com 48 pontos. A prova foi ganha pela canadiana Stephanie Roorda (156 pontos), com a norueguesa Anita Yvonne Stenberg (146) e a holandesa Winanda Spoor (111) a fecharem o pódio.

(Fotografia: João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Regressando a Miguel Salgueiro, o júnior não está a competir pela selecção, mas teve um companheiro de equipa, Francisco Marques, que muito trabalhou para o ajudar na corrida por pontos. O terceiro lugar era mais do que possível e o júnior português entrou muito bem a tentar somar pontos. Porém, a aliança entre os franceses Donavan Grondin e Victor Charlot acabou por resultar no primeiro e terceiro lugar. Grondin, já com a vitória mais do que garantida (153 pontos), ajudou Charlot (110) a vencer o último sprint da corrida por pontos, o que lhe permitiu ultrapassar Salgueiro, ficando com apenas mais dois pontos. O espanhol Beñat Felipe Lekuona foi segundo (112).

O Troféu Internacional Município de Anadia termina este domingo, com o keirin a abrir o programa às 10:00. Não haverá interrupções até ao final da competição, que deverá acontecer cerca das 15:30.

»»Gémeos Oliveira e João Matias em destaque no primeiro dia de competição««

»»Gémeos Oliveira lideram selecção no Troféu Internacional Município de Anadia««

Sem comentários:

Enviar um comentário