21 de dezembro de 2017

Pelotão da Volta ao Algarve com recorde de equipas World Tour mas sem Amaro Antunes

A Volta ao Algarve continua a consolidar-se como uma das corridas mais importantes no calendário internacional. Na segunda edição em que será de categoria 2.HC (segunda, atrás das provas do World Tour), a prova portuguesa bateu novamente o recorde de inscrições das equipas do principal escalão: serão 13, das 25 que estarão em Portugal. No entanto, em 2018 não estará na estrada o ciclista que este ano venceu no Alto do Malhão: Amaro Antunes. O critério de selecção das equipas e o crescimento do pelotão português acabou por deixar de fora a CCC Sprandi Polkowice, a formação polaca que o corredor algarvio irá representar nos próximos dois anos.

As últimas confirmações e que fecham o pelotão para edição de 2018 são a Sky, Trek-Segafredo, Movistar, FDJ e Caja Rural. A formação espanhola é a terceira Profissional Continental, depois da Cofidis e Wanty-Groupe Gobert já terem presença garantida. De referir ainda que, além do recorde de equipas do World Tour, as seis primeiras do ranking estarão na Volta ao Algarve: Sky, Quick-Step Floors, BMC, Sunweb, Trek-Segafredo e Movistar. Em 2017, a Algarvia foi a corrida 2.HC com mais formações do principal escalão (12).

Mas vamos então à explicação das razões por que a CCC Sprandi Polkowice fica de fora. A Federação Portuguesa de Ciclismo, organizadora da corrida, convidou todas as equipas portuguesas - pertencem ao escalão Continental -, ou seja, nove vagas ficaram preenchidas, pois o pelotão nacional está, felizmente, a crescer. Haverá três novas formações na elite. As equipas do World Tour são todas bem-vindas e, como foi dito, em 2018 serão 13. Quanto à escolha das Profissionais Continentais - escalão da CCC -, as duas primeiras do ranking europeu foram as eleitas, ou seja, a Cofidis e a Wanty-Groupe Gobert. Sobra então a Caja Rural e a federação explicou, em comunicado, que a opção recaiu na estrutura espanhola pelo historial que tem em contratar ciclistas portugueses. Actualmente conta com Rafael Reis e no próximo ano terá também Joaquim Silva (W52-FC Porto).

Conhecidas as equipas e o percurso da 44ª edição, agora é esperar para saber quem serão os ciclistas. Louis Meintjes (Dimension Data) já confirmou que tem a corrida portuguesa no seu calendário, assim como Peter Kennaugh. O britânico irá deixar a Sky para estar ao lado de Peter Sagan na Bora-Hansgrohe. Quem sabe traga o tricampeão do mundo com ele... Tom Dumoulin, Richie Porte, Chris Froome (dependendo da resolução do caso do salbutamol, ou seja, se estará ou não suspenso), Thibaut Pinot, Fabio Aru, Marcel Kittel, Alexander Kristoff, André Greipel, Nacer Bouhanni, são todos nomes possíveis, sendo que para a maioria será um regresso, caso optem pela Algarvia.

Quanto aos portugueses no World Tour, há a possibilidade de os vermos a todos, com expectativa para saber se Rui Costa irá competir de novo no seu país, já que a UAE Team Emirates fará a sua estreia na Algarvia. Nelson Oliveira e Nuno Bico (Movistar), Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo) e Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin) são os restantes representantes lusos ao mais alto nível.


As equipas

World Tour: Sky, Quick-Step Floors, BMC, Sunweb, Trek-Segafredo, Movistar, Bora-Hansgrohe, Katusha-Alpecin, Lotto-Jumbo, Lotto Soudal, Dimension Data, FDJ e UAE Team Emirates;

Profissionais Continentais: Cofidis, Wanty-Groupe Gobert e Caja Rural;

Continentais: W52-FC Porto, Sporting-Tavira, Efapel, Rádio Popular-Boavista, Aviludo-Louletano, Vito-Feirense-BlackJack, LA Alumínios, Liberty-Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua.


Sem comentários:

Enviar um comentário