31 de dezembro de 2017

Amaro Antunes eleito o melhor ciclista português pelos leitores do Volta ao Ciclismo

Amaro Antunes prepara-se para um novo desafio na carreira na CCC Sprandi Polkowice, mas o 2017 ao serviço da W52-FC Porto foi memorável na carreira do algarvio. Foi apenas um ano, o suficiente para deixar a sua marca em mais uma época dominadora por parte da equipa do Sobrado. Amaro Antunes conquistou grandes vitórias, foi importante na conquista da Volta a Portugal por parte de Raúl Alarcón e ainda venceu o ranking nacional.

O ciclista, de 27 anos, recebeu 61% dos votos, deixando a concorrência muito longe. Rui Costa (UAE Team Emirates) foi o segundo mais votado, tendo 15% da preferência, seguindo-se Nelson Oliveira (Movistar), com 13%. José Gonçalves (Katusha-Alpecin) - o mais votado em 2016 - ficou com 4%, menos um que Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira).

Quanto a Amaro Antunes teve um ano com tantos momentos brilhantes que quase se torna difícil escolher qual o mais marcante. Quase, porque ganhar no Alto do Malhão, na Volta ao Algarve, foi inevitavelmente especial. Ainda antes de correr em casa mostrou-se em Espanha, na Volta à Comunidade Valenciana. Ali, Amaro esteve ao lado de Nairo Quintana, tendo terminado nesse dia em terceiro.

Após o triunfo no Malhão, ganhou a Clássica da Arrábida e a etapa do Montejunto e a geral do Troféu Joaquim Agostinho. Na Volta a Portugal acabou por trabalhar para Raúl Alarcón e fez uma subida à Serra da Estrela avassaladora e decisiva para selar a Volta para o colega. Amaro ficou com a etapa e a classificação da montanha. Falamos aqui de vitórias, mas a época foi rica em resultados quase sempre entre os melhores.

A escolha de assinar pela W52-FC Porto não podia ter sido mais acertada, depois do anúncio do fim da LA Alumínios-Antarte. No entanto, com exibições que realizou, seria estranho não aparecer uma boa proposta para outros voos. O World Tour abriu-lhe as portas, mas o desejo de ter a oportunidade de continuar a lutar por vitórias, agora em algumas das mais importantes competições mundiais, fê-lo escolher a equipa polaca da CCC Sprandi Polkowice, do segundo escalão. Apesar de ser um dos objectivos de início de temporada, Amaro Antunes não estará na "sua" Volta ao Algarve, pois a CCC acabou por ficar sem um convite. Porém, haverá certamente oportunidades para estar a competir entre os melhores, já que estará numa equipa que este ano esteve na Volta a Itália, por exemplo.

»»Amaro Antunes: "Tomei a decisão correcta. Numa equipa World Tour não seria líder"««

»»Pelotão da Volta ao Algarve com recorde de equipas World Tour mas sem Amaro Antunes««

Pub

Sem comentários:

Enviar um comentário