18 de janeiro de 2019

W52-FC Porto vai a Espanha começar a época

(Fotografia: © João Fonseca/Federação Portuguesa
de Ciclismo)
Com Efapel e Sporting-Tavira de viagem marcada para a América do Sul, a única equipa portuguesa do escalão Profissional Continental começará bem mais perto a temporada. Será o regresso da W52-FC Porto à Volta à Comunidade Valenciana, na qual, há dois anos, Amaro Antunes arrancou para uma espectacular temporada. Ainda antes da primeira corrida do calendário português, a equipa de Nuno Ribeiro irá medir forças com dez formações do World Tour.

Foi uma longa espera, uma década, até Portugal ter novamente uma equipa no segundo escalão mundial, pelo que agora a presença da W52-FC Porto em corridas internacionais ganha outro peso, ainda mais em Espanha, onde ciclistas como Raúl Alarcón e Gustavo Veloso continuam a ser sempre notícia pelo que vão fazendo por cá.

A Volta à Comunidade Valenciana realiza-se entre 6 e 10 de Fevereiro (sobrepõe o último dia com a Prova de Abertura Região de Aveiro) e contará com ciclistas como Geraint Thomas (Sky), Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e o campeão do mundo e vencedor das edições de 2017 e 2007, Alejandro Valverde (Movistar). E por falar em campeões do mundo, Rui Costa (UAE Team Emirates) também dará as suas primeiras pedaladas oficiais da época nesta corrida. José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Amaro Antunes (CCC) são outros portugueses com a prova valenciana nos seus programas.

Para o algarvio será o regresso a uma corrida na qual em 2017 fez terceiro lugar na etapa rainha, ficando a 45 segundos do vencedor Nairo Quintana, que conquistaria a geral. Amaro Antunes foi 20º. Nesse ano, o ciclista português partiu para uma temporada inesquecível, com muitas vitórias, como a da etapa do Malhão na Volta ao Algarve, o Troféu Joaquim Agostinho e uma etapa e a classificação da montanha na Volta a Portugal, na qual foi segundo na geral, por exemplo.

Para Amaro Antunes será agora a sua estreia como ciclista do World Tour e irá reencontrar alguns antigos colegas de equipa. A W52-FC Porto tem mantido nos últimos anos o seu núcleo duro, sendo a maioria ciclistas candidatos a serem chamados à corrida espanhola. Será preciso aguardar mais um pouco para conhecer os eleitos de Nuno Ribeiro que vão começar na estrada a nova fase da equipa.

Quanto à corrida, terá com um contra-relógio a abrir, com o destaque a ir para o quarto dia, quando se realiza a etapa rainha. Serão quatro contagens de montanha e a derradeira terá rampas a rondar os 20%.

1ª etapa: Orihuela - Orihuela (10,2 quilómetros)
2ª etapa: Alicante - Alicante (166 quilómetros)
3ª etapa: Quart de Poblet - Chera (191 quilómetros)
4ª etapa: Vila-Real - Alcala-Alcocebre (188 quilómetros)
5ª etapa: Paterna - Valencia (88 quilómetros)

As equipas do World Tour já confirmadas serão a Sky, UAE Team Emirates, Katusha-Alpecin, Mitchelton-Scott, Movistar, Jumbo-Visma, Astana, AG2R, Dimension Data e Bahrain-Merida. Do escalão Profissional Continental junta-se à W52-FC Porto a Direct Energie, Gazprom-RusVelo, Nippo Vini Fantini Faizanè, Sport Vlaanderen-Baloise, Israel Cycling Academy, Cofidis, Rally-UHC, Caja Rural, Euskadi-Murias e Burgos-BH. Do escalão Continental estará a Kometa, equipa da Fundação Alberto Contador.

O plantel da W52- FC Porto para 2019 é o seguinte (os reforços têm a referência à equipa que representavam no ano passado): Raúl Alarcón, António Carvalho, Rui Vinhas, Gustavo Veloso, João Rodrigues, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Tiago Ferreira, César Fonte, Ángel Sanchez, Daniel Mestre (Efapel), Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), Francisco Campos (Miranda-Mortágua), Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), Joaquim Silva (Caja Rural) e Rafael Reis (Caja Rural).

»»O passo seguinte. W52-FC Porto confirmada no segundo escalão««

»»Efapel e Sporting-Tavira com viagens marcadas para a América do Sul««

»»Calendário nacional para 2019. Época arranca a 10 de Fevereiro««

Sem comentários:

Enviar um comentário