15 de outubro de 2018

Gémeos Oliveira já têm equipa no World Tour

Mais dois portugueses vão estrear-se no World Tour em 2019. Os gémeos Oliveira dão o salto mais do que esperado, tendo assinado por duas temporadas pela UAE Team Emirates. Ivo e Rui juntam-se assim a Amaro Antunes, que também irá realizar a sua primeira temporada ao mais alto nível, com a CCC, que vai "tomar conta" da estrutura da BMC. Aos 22 anos, depois de dois na Hagens Berman Axeon, os gémeos vêem assim compensado todo o trabalho feito desde muito novos, que começou na pista, mas com as boas exibições na estrada a tornarem-se cada vez mais regulares. Não existem dúvidas que se está perante dois enormes talentos.

Axel Merckx, director da equipa americana - que ajudou na formação destes ciclistas, depois de evoluírem na estrutura actualmente com o nome Liberty Seguros-Carglass (Bike Clube de Portugal) -, afirmou quando os contratou que os gémeos "só precisam de passar esse talento da pista para a estrada". Foi nesse trabalho que incidiu a passagem de dois anos dos gémeos pela Hagens Berman Axeon, mas a presença na pista fez sempre parte da evolução de Ivo e Rui. Depois de títulos conquistados nas camadas jovens, também já conquistam medalhas como atletas de elite.

"No mercado à procura de talentos, a UAE Team Emirates, encontrou um negócio duplo: os gémeos portugueses Ivo e Rui Oliveira, dois dos corredores mais promissores no ciclismo internacional", lê-se no comunicado da equipa. Segue-se uma descrição dos feitos dos gémeos, com destaque natural para a pista, mas também para os títulos nacionais conquistados como sub-23. Ivo é o campeão de contra-relógio e Rui o de fundo.

Ambos estiveram muito activos nas escolhas da equipa para diversas corridas. Entre os bons resultados de Ivo, destaca-se a vitória na quarta etapa do Circuit des Ardennes International. Teve ainda a oportunidade de se estrear numa corrida World Tour, na Volta à Califórnia. Esteve presente nas etapas disputadas ao sprint que contaram com ciclistas como Fernando Gaviria e Peter Sagan, por exemplo.

Rui não esteve na Califórnia, mas realizou uma boa temporada, começando logo por se destacar o sétimo lugar na clássica belga de Handzame. Foi muito regular todo o ano e no Tour de l'Avenir muito tentou uma vitória. Não conseguiu, mas nas etapas que lhe assentavam, antes de chegar a alta montanha, o pior que fez foi um 10º lugar, além do 17º no contra-relógio colectivo.

Depois de um ano de adaptação a uma realidade diferente na Hagens Berman Axeon, tanto Ivo como Rui tinham dito que queriam afirmar-se definitivamente em 2018, ainda mais com a subida de escalão da equipa, que passou a ser Profissional Continental. Dito e feito.

Esta é uma equipa com um historial cada vez mais impressionante de colocar ciclistas ao mais alto nível. Tao Geoghegan Hart (Sky), Neilson Powless (Lotto-Jumbo), Gregory Daniel e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), Lawson Craddock e Joe Dombrowski (EF Education First-Drapac p/b Cannondale)... A lista continua e já tem um português. Ruben Guerreiro também passou pela estrutura americana antes de assinar pela Trek-Segafredo.

O campeão nacional de 2017 prepara-se para mudar-se para a Katusha-Alpecin, onde irá encontrar José Gonçalves. Já Tiago Machado estará de saída e talvez de regresso a Portugal. Incertos continuam os futuros de Rui Costa, que está precisamente equipa que agora contratou os gémeos Oliveira, UAE Team Emirates, e de Nuno Bico, na Movistar. Já Nelson Oliveira tem contrato até 2019 com a equipa espanhola.

Portanto, Portugal tem garantida a presença de seis ciclistas no World Tour em 2019, com três estreias previstas. De recordar que na Hagens Berman Axeon está actualmente um outro português que também já está debaixo de olho de grandes equipas: João Almeida (20 anos).

De referir que a UAE Team Emirates passou em 2018 a contar com um dos homens de maior experiência no ciclismo e que conhece bem o talento que aparece nas camadas jovens do ciclismo português. Joxean Fernández, ou simplesmente Matxín, liderou vários projectos com sucesso, tendo entre 2015 e 2017 sido um "caça-talentos" da Quick-Step Floors. Na equipa dos Emirados Árabes Unidos, regressou ao papel de director desportivo.

Como curiosidade, esta não é a primeira vez que a UAE Team Emirates aposta em talentos que despontam na pista. Na equipa está Filippo Ganna, italiano de 22 anos que Ivo Oliveira sabe quem é. O ciclista português mediu forças com Ganna nas finais de um Europeu e de um Mundial em perseguição individual, com o italiano a levar a melhor. Porém, ainda não se sabe se serão companheiros, pois Ganna não tem contrato confirmado para 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário