10 de setembro de 2018

Amaro Antunes vai para o World Tour

O momento chegou para Amaro Antunes. O ciclista algarvio vai estar ao mais alto nível do ciclismo e estão escancaradas as portas para finalmente se estrear numa grande volta. A salvação da BMC passou pela parceria da CCC com a Continuum Sports, dona da estrutura. A marca polaca substituirá a das bicicletas suíças - que não irá continuar como patrocinadora - e não sendo esta uma fusão entre duas equipas, ficou indefinido o futuro dos ciclistas da formação Profissional Continental. Amaro Antunes vê agora a sua questão resolvida e Portugal terá mais um representante no principal escalão da modalidade.

Depois de uma temporada avassaladora na W52-FC Porto, Amaro escolheu a CCC Sprandi Polkowice para prosseguir a carreira, num passo que considerou o ideal, em vez de tentar logo saltar para o World Tour. Queria ser líder e a equipa polaca deu-lhe essa oportunidade. Não foi uma época fácil. Começou com a desilusão de a equipa não receber o convite para a Volta ao Algarve, onde em 2017 Amaro tinha vencido no Alto do Malhão. Tinha começado um ano com um excelente 10º na Volta à Comunidade Valenciana, mas na Ruta del Sol - que se realiza nas mesmas datas da Algarvia - estava a continuar o bom momento quando caiu e ficou muito mal tratado, principalmente numa mão.

A CCC não conseguiu ter outro convite: o do Giro. Em 2017 participou na corrida, mas este ano a escolha foi para a Israel Cycling Academy, já que a corrida começava precisamente em Israel. Com o Tour e Vuelta fora de questão, o sonho de uma grande volta ficou adiado para Amaro. As vitórias chegaram finalmente no Tour de Malopolska, na Polónia, com um triunfo de etapa e na geral. Novo golpe em Agosto, quando uma lesão o afastou do principal objectivo da época, a Volta à Polónia. Apesar dos azares, a qualidade deste ciclista foi reconhecida.

"É um sonho tornado realidade ir para o World Tour com a Continuum Sports. É uma enorme motivação para mim e estou ansioso por começar o próximo ano. O meu objectivo principal é alcançar bons resultados nas mais importantes corridas do World Tour e ajudar a equipa o máximo possível. É uma honra e uma grande responsabilidade trabalhar com alguns dos melhores ciclistas do mundo", afirmou Amaro Antunes, que depois de uma excelente notícia, espera ainda pela possibilidade surgir mais uma. O algarvio está entre os pré-convocados para os Mundiais de Innsbruck, com oito candidatos para quatro vagas: Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista), Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), José Mendes (Burgos BH), Nelson Oliveira (Movistar), Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Rui Costa (UAE Team Emirates) e Tiago Machado (Katusha-Alpecin).

Com a indefinição do futuro da BMC a durar até muito tarde na temporada, vários ciclistas acabaram por escolher outras equipas para prosseguirem a carreira em 2019. Isto tem significado a perda da maioria dos corredores com características de trepadores. Amaro Antunes pode ter assim a oportunidade de assumir um papel relevante dentro da equipa, que ainda não tem nome definido. Richie Porte, Tejay van Garderen, Dylan Teuns e Nicolas Roche, por exemplo, assinaram já por outras equipas (Trek-Segafredo, EF Education First-Drapac p/b Cannondale, Bahrain-Merida e Sunweb, respectivamente).

Quando a nova parceria foi anunciada em Julho, durante a Volta a França, Greg van Avermaet foi anunciado como o líder, numa equipa que seria construída a pensar no homem das clássicas e com foco neste tipo de corridas. No entanto, foi confirmado que Geraint Thomas recebeu uma proposta, mas o britânico e vencedor do último Tour, optou por renovar por três anos pela Sky. Ainda assim, aos poucos a equipa vai construindo um bloco para provas por etapas.

"O Amaro irá ter um papel chave na equipa e terá também as suas oportunidades. A sua aptidão para subir está comprovada e com a nossa perícia nos contra-relógios, poderemos fazer melhorias nessa disciplina, que irá contribuir naturalmente para os seus resultados nas corridas por etapas", realçou Jim Ochowicz. O director da BMC - e que manterá o cargo - referiu aquele que é o ponto fraco do algarvio, que, ainda assim, tem vindo a trabalhar muito, principalmente nos últimos dois anos.

"Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Amaro Antunes à Continuum Sports. O Amaro é um dos maiores talentos a vir de Portugal e será o primeiro português a correr na Continuum Sports. Apesar de ser a sua primeira temporada no escalão Profissional Continental, o Amaro já tinha impressionado no passado, com alguns resultados sólidos contra ciclistas do World Tour. Sentimos que podemos continuar a desenvolver o talento puro do Amaro e ajudá-lo a atingir o seu potencial", referiu o responsável, através de um comunicado.

A equipa tem até ao momento 15 ciclistas confirmados para 2019, pelo que as contratações ainda não estão fechadas. Apenas seis transitaram até ao momento da actual BMC: Greg van Avermaet (Bel, 33), Alessandro De Marchi (Ita, 32), Joey Rosskopf (EUA, 29), Patrick Bevin (NZ, 27), Michael Schär (Sui, 31) e Nathan Van Hooydonck (Bel, 22).

Três foram chamados da CCC Sprandi Polkowice: Amaro Antunes (Por, 27) e Lukasz Owsian (Pol, 28), Szymon Sajnok (Pol, 21).

Os reforços de outras equipas são: Simon Geschke (Ale, 32, actualmente na Sunweb), Gijs Van Hoecke (Bel, 26, Lotto-Jumbo), Serge Pauwels (Bel, 34, Dimension Data), Guillaume Van Keirsbulck (Bel, 27, Wanty-Groupe Gobert), Josef Cerny (Che, 25, Elkov-Author Cycling Team) e Will Barta. O americano, de 22 anos, acaba por ser um dos grandes destaques. É mais um dos talentos que está a ser formado na Hagens Berman Axeon.


Sem comentários:

Enviar um comentário