22 de outubro de 2018

Quando ser líder não é para todos

Nem todos nasceram para ser líderes, ainda que muitos o desejem. Às vezes é preciso experimentar para se perceber que numa modalidade como o ciclismo, não é fácil assumir a responsabilidade de alcançar resultados, tal como não é fácil assumir a responsabilidade de ser um homem de trabalho. Quem não sonha com uma grande vitória? Ou várias? Ben Swift era um corredor importante na estrutura da Sky. Mostrou potencial e quando quis ser algo mais do que alguém obrigado a estar muito em segundo plano, saiu de casa. Pouco correu bem na aventura pela UAE Team Emirates e de um ciclista cotado para liderar, Swift acabou novamente a ajudar companheiros. Próximo passo? Regressar a casa.

Dele esperaram-se resultados quando em 2017 chegou como a grande contratação da que acabaria por ser a UAE Team Emirates, no adeus da Lampre ao ciclismo. Seria o sprinter - com Sacha Modolo a deixar de ser a escolha principal - e também um homem para clássicas, sem nunca esquecer que sabe ultrapassar bem certas subidas. Porém, quando o resultado de maior destaque nestes dois anos de UAE Team Emirates foi um segundo lugar na etapa que acabou no Alpe d'Huez, no Critérium du Dauphiné, percebe-se que tudo (ou quase) a que se tinha proposto quando saiu da Sky, falhou. Sobe bem, mas não é um trepador. Contudo, foi uma grande exibição. Isso ninguém lhe tira.

Na equipa britânica, Swift lá foi agarrando uma ou outra oportunidade que lhe era dada e os dois pódios na Milano-Sanremo contribuiu para que quisesse mais. Ganhou etapas no Tour Down Under, Volta ao País Basco, à Romandia e à Polónia. No Alpe d'Huez fez uma das subidas da sua carreira (senão a subida da sua carreira) e Swift. Outro exemplo, foi o nono lugar no Malhão, na última Volta ao Algarve. Se não tivesse alguma capacidade para subir, não teria sido um dos homens que a Sky foi buscar quando iniciou o projecto, ainda que o sprint fosse um ponto forte.

A falta de resultados e o crescente poderio económico da UAE Team Emirates para ir buscar outros ciclistas, fez com que não tivesse uma segunda oportunidade para tentar mostrar que poderia ser o líder que pretendia em 2018. Chegou Alexander Kristoff, o norueguês que entrou em queda na Katusha-Alpecin, mas com um currículo de respeito. Swift teve de fazer o papel que tinha deixado ao sair da Sky.

"Ainda tenho ambições e objectivos para a minha carreira, mas também estou desejoso de trabalhar com os jovens. Há um incrível talento de jovens ciclistas a aparecer e eu tenho muita experiência para lhes transmitir", disse Swift, agora que foi confirmado que em 2019 vai regressar a casa. Que ambições são essas, não exemplificou, mas Rod Ellingworth, director de performance da Sky, elogiou Swift, destacando, contudo, como é um "modelo soberbo para os jovens ciclistas", numa altura em que a Sky está a reforçar a equipa com corredores muito novos e de muito talento.

Ben Swift faz 31 anos em Novembro e ao fecharem-se as portas de um papel principal, volta a uma equipa onde não terá um nível de exigência mais baixo só porque não irá lutar por vitórias. Muito pelo contrário. Contudo, certo é que Swift conhece bem o papel que vai desempenhar e a Sky conhece bem como Swift o desempenha. Com Egan Bernal, Jhonatan Narváez, Pavel Sivakov, Eddie Dunbar, Tao Geoghegan Hart (que ainda não renovou), Kristoffer Halvorsen, nomes para o futuro muito próximo da Sky, ter quem partilhe conhecimento, é essencial.

Coquard confessa que não soube lidar com tanta responsabilidade

A expectativa foi alta, talvez por isso a desilusão tenha sido também grande. Swift não conseguiu triunfar como líder numa equipa na qual não pôde contar com um apoio incondicional de companheiros em seu redor. Esteve sempre muito só, algo que também aconteceu com Rui Costa, por exemplo. A pressão pelos resultados esteve sempre presente e é preciso saber lidar com ela.

Mas se Swift não é o único culpado de a sua passagem na UAE Team Emirates não ter rendido um pouco mais, o mesmo não pode dizer de Bryan Coquard. Na Direct Energie foi ganhando respeito entre os sprinters, mesmo que as suas vitórias sejam maioritariamente em corridas francesas e nenhuma das principais. Ainda que estivesse a intrometer-se entre os grandes nomes. Sem surpresa, quis mais. Quis o World Tour e recusou renovar. A equipa nem o levou ao Tour em 2017.

Não houve espaço para Coquard numa das equipas do primeiro escalão e aceitou liderar o projecto da Vital Concept. A equipa foi construída em grande parte para ele, mas, claro, sem a capacidade financeira de uma Groupama-FDJ, ou AG2R, por exemplo, as duas equipas francesas do World Tour. Começou bem ao ganhar na Volta a Omã, batendo Mark Cavendish. Pode já não ser o sprinter de outros tempos, mas é Cavendish e o nome tem peso. Bateu ainda outro francês, Nacer Bouhanni (Cofidis). Mas 2018 ficou reduzido a três vitórias - ainda que tenha disputado bem vários sprints - e a um convite para o Tour que não chegou. Pelos resultados gerais deste ano, será uma surpresa se chegar em 2019.

Para Coquard o problema foi não saber lidar com a responsabilidade que lhe foi dada. "Estava pressionado. Quando se falava da Vital Concept, falava-se da equipa de Coquard", admitiu ao jornal Ouest-France. Acrescentou que a chegada de Pierre Rolland (EF Education First-Drapac p/b Cannondale) e Artur Vichot (Groupama-FDJ) será uma ajuda para se reencontrar com a tranquilidade e confiança que precisa, pois irá partilhar a responsabilidade de ganhar para que a equipa consiga o que mais deseja: estar na Volta a França.

Curiosamente, Rolland acaba por ser mais um exemplo de quem também quis mais, deixando a então Europcar (actual Direct Energie), mas não cumpriu. Na equipa americana não foi o líder que se esperava e acabou a lutar por etapas, quanto muito uns top dez. Soube a pouco para este trepador que tanto prometeu e talvez, como Swift, regressar a casa, no seu caso ao país, possa ser o que precisa.

E Coquard espera que Rolland e Vichot seja o que ele precisa, para, aos 26 anos ser o sprinter que se esperava ter um lugar no World Tour, mas nesta fase da carreira, está mais longe desse objectivo. Porém, pode partilhar a responsabilidade, mas nunca irá escapar à pressão de ganhar. É disso que mais vive um sprinter.


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