23 de outubro de 2018

Amputaram-lhe a perna há dois meses e já está a andar outra vez de bicicleta

Das imagens que marcaram 2018, a fotografia de Adrien Costa a andar novamente de bicicleta tem de ser uma delas. Pode não ter ganho os Mundiais, a Volta a França ou o Paris-Roubaix, mas este americano conquistou um dos maiores triunfos: o de viver e saber a aproveitar a vida, independentemente das adversidades. Há pouco mais de dois meses Costa sofreu um acidente de alpinismo que quase o matou. Não foi possível salvar a sua perna direita, mas isso não impediu que o jovem esteja novamente a andar de bicicleta e até a fazer alpinismo.

Se uma imagem pode valer mil palavras, há palavras que acompanham bem a imagem. As de Christopher Blevins explicam bem o sentimento que ver Costa a andar de bicicleta provocou, principalmente em quem é amigo, além de companheiro de equipa: "Sempre fiquei impressionado com este rapaz, mas nos últimos meses encontrei um novo nível de admiração."



O acidente ocorreu no lado norte do Monte Conness, perto do Parque Nacional de Yosemite. Uma pedra soltou-se, entalando a perna de Costa, que estava a pouco mais de três mil metros de altitude. Duas pessoas que estavam na área viram o jovem e chamaram ajuda. Acabou evacuado num helicóptero e levado para o hospital em estado crítico. A sua vida foi salva, mas os médicos tiveram de amputar a perna.

Adrien Costa, agora com 21 anos, era visto como um dos talentos emergentes no ciclismo americano, contando com duas medalhas de prata nos Mundiais, na especialidade de contra-relógio, como júnior. Somou vários pódios em corridas por etapas, inclusivamente no Tour de l'Avenir, ou Volta a França do Futuro. Ainda a temporada de 2017 não ia a meio quando Costa anunciou que ia fazer uma paragem na carreira. Tinha regressado em Janeiro à então Axeon Hagens Berman depois de um estágio na Etixx-Quick Step. Mas precisou de parar.

Costa queria reencontrar o equilíbrio na sua vida, sendo uma decisão influenciada também pela morte de Chad Young, colega de equipa que sofreu uma queda violenta durante uma corrida, não resistindo aos ferimentos. Apesar do director, Axel Merckx, contar com ele para 2018, Adrien Costa ainda não estava preparado para regressar ao ciclismo.

Ao saber-se do acidente de alpinismo, a equipa que nunca deixou de apoiar o ciclista, difundiu a criação de um crowdfunding para ajudar Costa e a sua família com as despesas médicas. O objectivo eram cem mil dólares (cerca de 87 mil euros), mas a campanha já ultrapassou os 128 mil (112 mil euros) e continua activa (pode ver neste link). O mundo do ciclismo uniu-se para ajudar Adrien Costa e foram muitos os ciclistas e até as equipas, que contribuíram para o crowdfunding.

Sem surpresa, a imagem de Costa a andar de bicicleta teve uma enorme repercussão nas redes sociais, com mensagens de todo o mundo. Outra fotografia partilhada é do jovem atleta a praticar (em ambiente indoor) outra modalidade que tanto gosta: o alpinismo (tweet em baixo).

Mais um exemplo de auto-superação, não só física, mas também psicologicamente.

»»Promessa americana fica com uma perna amputada após acidente de alpinismo««

»»Fisioterapeuta recomendou a ciclista da Katusha-Alpecin a andar de bicicleta para ajudar na recuperação««

Sem comentários:

Enviar um comentário