3 de outubro de 2018

Joni Brandão está de regresso à Efapel: "Foi uma boa aposta de ambas as partes"

(Fotografia: © João Fonseca)
Dois anos depois, Joni Brandão está de regresso à Efapel. Foi nesta equipa que o ciclista se tornou num dos portugueses de referência no pelotão nacional e um candidato à vitória na Volta a Portugal, tendo sido segundo em 2015, posição que repetiu este ano, ao serviço do Sporting-Tavira. Américo Silva irá assim contar novamente com um corredor que bem conhece, numa altura em que a Efapel começa a pensar em consolidar a sua estrutura e fortalecer a equipa para tentar subir de escalão em 2020.

Mas é a curto prazo que para já se pensa, ou seja, colocar a equipa novamente na discussão da Volta a Portugal. "Desde que ele saiu, acabou por deixar um lugar vago, o lugar de quem pode disputar a Volta a Portugal. Nós necessitávamos disso. Sempre habituámos os adeptos de ciclismo a estar na discussão da Volta", salientou Américo Silva ao Volta ao Ciclismo. O director desportivo não esconde que havia a "necessidade de contratar alguém que desse garantias" de estar na disputa pelo pódio e mesmo pela vitória da competição que as equipas nacionais mais querem ganhar.

"Ele conhece a casa e nós conhecemo-lo. Foi uma boa aposta de ambas as partes", disse. Américo Silva considera que após os resultados que o ciclista de 28 anos (faz 29 a 20 de Novembro) já alcançou, a ambição de ganhar a Volta vai crescendo em Joni Brandão: "Ele vem ao encontro de uma equipa que lhe pode proporcionar esse tipo de trabalho. Ele sabe com o que pode contar aqui."

Sérgio Paulinho vai estar ao lado de Joni Brandão. O ciclista veio para a Efapel após o final da Tinkoff, tendo realizado uma carreira ao mais alto nível no World Tour como gregário. Como líder, ainda conseguiu um top dez na Volta em 2017, mas não conseguiu estar na disputa por um bom resultado nesta última edição. Somou uma vitória de etapa no Grande Prémio Abimota.

Será uma dupla muito interessante. A experiência de Paulinho é uma enorme mais valia e não tendo qualquer problema em entregar o papel de líder - que esta temporada partilhou com Henrique Casimiro -, ter uma função mais próxima daquela que o tornou num dos ciclistas mais fiáveis do pelotão internacional, poderá ser a oportunidade para estar novamente a um nível que a Efapel precisa se quiser enfrentar o poderio da W52-FC Porto. 

Joni Brandão demonstrou este ano que é dos que consegue estar mais perto dos ciclistas azuis e brancos, mas precisa de uma equipa forte em seu redor. Além de Sérgio Paulinho (38 anos), Américo Silva está determinado em ter na Efapel ciclistas que conhece bem e que confia plenamente, pela que a continuidade de Rafael Silva (27) e Bruno Silva (30) também já estão tratadas.

Joni Brandão procurou uma mudança quando assinou pelo Sporting-Tavira, contudo, teve um 2017 para esquecer. Um problema de saúde limitou-o e acabou mesmo por o afastar da Volta a Portugal. Em 2018 verificou-se como aos poucos o ciclista foi recuperando a sua melhor forma, com bons resultados, alguns pódios, ainda que uma vitória tenha teimado em escapar-lhe. Apareceu na Volta em grande forma, mas foi impossível bater uma W52-FC Porto superior e um Raúl Alarcón irrepreensível, que "anulou" Joni Brandão quando este tentou atacá-lo. Terminou novamente em segundo, mas ficou claro que o ciclista estava definitivamente de regresso ao seu estatuto de candidato a respeitar.

Em ambos os segundos lugares, Joni perdeu para a estrutura do Sobrado, pois em 2015 foi Gustavo Veloso o vencedor. Em 2014 tinha sido quarto e em 2016 foi quinto. Ou seja, top dez é o seu lugar, mas falta-lhe a vitória.

A carreira como profissional passou nos primórdios por Espanha, mas foi na Efapel que encontrou o espaço e tranquilidade para evoluir entre 2013 e 2016. Para a equipa é um regresso bem-vindo. "Neste tipo de circunstâncias o dinheiro não é tudo. Tem de haver mais valias. É natural que se aguce mais a ambição de vencer a Volta depois de dois segundos lugares. Ele optou por regressar. Ficámos muito satisfeitos. Sabemos que não havendo azares ele pode dar-nos muitas alegrias", realçou um Américo Silva, feliz por contar novamente com um ciclista que tão bem conhece e aprecia.

»»Domingos Gonçalves regressa à Caja Rural««

»»"A Efapel, pelo percurso que tem tido, tem tudo para sonhar com um projecto dessa envergadura"««

Sem comentários:

Enviar um comentário