29 de dezembro de 2016

Axel Merckx: "Os gémeos Oliveira são jovens muito talentosos. Só precisam de passar esse talento da pista para a estrada"

(Fotografia: Facebook Axel Merckx)
Pela equipa de Axel Merckx têm passado muitos jovens talentos do ciclismo, que encontram na Axeon Hagens Berman e na orientação do director desportivo um caminho para o World Tour. São vários aqueles que chegaram aos mais alto nível depois de passarem pela formação americana de Merckx, sendo o caso mais recente um português: Ruben Guerreiro. E em 2017 será a vez de duas das maiores promessas do ciclismo nacional terem a oportunidade que lhes poderá ajudar (e muito) na sua carreira. Os gémeos Oliveira já estavam a ser seguidos por Merckx há alguns anos e o belga tem esperança que possam mostrar na estrada, toda a qualidade que já demonstraram na pista.

"[Os gémeos Oliveira] são jovens muito talentosos. Só precisam de passar esse talento da pista para a estrada. É isso que esperamos", explicou Axel Merckx ao Volta ao Ciclismo. O director desportivo referiu que a evolução e Ivo e Rui Oliveira irá depender da "adaptação que tiveram na estrada e de como irão conseguir ser consistentes em algumas das grandes corridas". O primeiro grande teste irá acontecer no estágio da equipa, principalmente para Ivo Oliveira, já que o irmão ainda está em fase de recuperação de uma fractura na perna. "Vamos ver como está a resistência do Ivo. Sabemos que ele tem um grande motor e o talento para andar muito rápido. Agora vamos ver como ele reage a um estágio duro", salientou.

Os gémeos têm apenas 20 anos e Axel Merckx ainda considera ser uma incógnita em que tipo de ciclistas podem tornar-se: "Eles deverão ser bons contra-relogistas e têm e devem ter bons resultados nos contra-relógios. Mas não posso ter a certeza. Teremos de esperar para ver o que eles vão fazer esta época e nos próximos anos." Apesar de ter esperança que os gémeos transfiram todo o talento que têm para a estrada, Merckx deixa o aviso que "ter talento não chega". "Têm de ter o motor para terminar e ter sucesso na estrada. Tiveram alguns resultados na estrada em Portugal, mas agora vão para um nível completamente diferente. Vamos ver como eles dão esse salto. Vamos ter de os analisar nos treinos e veremos também como recuperam após cada grande corrida", realçou.

Merckx afirmou que já se sabe que os gémeos têm o talento para andar rápido "em eventos curtos de perseguição", referindo-se aos bons resultados que obtiveram em corridas de perseguição, scratch e omnium, na pista: "Agora é passar isso para a estrada com um pouco de resistência."


"Tiveram alguns resultados na estrada em Portugal, mas agora vão para um nível completamente diferente. Vamos ver como eles dão esse salto. Vamos ter de os analisar nos treinos e veremos também como recuperam após cada grande corrida"

Em 2013, Rui Oliveira conquistou a medalha de prata em scratch, nos Europeus de juniores e no ano seguinte ficou com medalha de bronze nos Mundiais, em scrach e madison. Também em 2014 o seu irmão, Ivo, comprovou que se estava perante gémeos de talento: tornou-se no primeiro português a conquistar uma medalha de ouro em pista, sagrando-se campeão europeu em perseguição individual e fez ainda melhor ao ser campeão do mundo nesse mesmo ano.

A Axeon Hagens Berman vai começar a temporada na Volta ao Alentejo. Merckx explicou que o início do ano dos gémeos também passará pela pista. "O Ivo vai fazer algumas corridas com a selecção nacional. O Rui também o poderá fazer, dependendo de como está a recuperar e de como reagir no estágio. A expectativa é que ele se mostre um pouco mais tarde na temporada nas grandes corridas europeias. Tudo dependerá de como responderem à carga de trabalho."

Elogios a Ruben Guerreiro

Axel Merckx trabalhou os últimos dois anos com Ruben Guerreiro. O português tornou-se num dos cerca de 30 ciclistas que saltaram da equipa de Merckx para o World Tour e o director desportivo não tem dúvidas: "Ele é um dos maiores talentos que está aí." O belga afirmou que será necessário continuar a trabalhar para o ciclista "manter a consistência durante toda a época". Porém, recordou que Guerreiro teve algumas lesões, sendo necessário garantir que o português recupera devidamente desses problemas para que não se repitam. "Ele deu sinais de ser um pouco frágil, mas isso não faz mal. Ele irá aprender a viver como um ciclista profissional e perceber que entrar no World Tour não é suficiente. Ele terá de evoluir e ficar mais forte. Mas ele consegue fazê-lo. Ele é muito talentoso", frisou.

Merckx atento ao ciclismo nacional

Filho daquele que é considerado um dos melhores ciclistas de sempre, Eddy Merckx, Axel (44 anos) tornou-se num dos melhores directores desportivos na formação de jovens, depois de uma carreira de 14 anos como ciclista. Joe Dombrowski e Alex Dowsett são dois nomes importantes no ciclismo actual que trabalharam com Merckx quando eram sub-23. O belga tem sido exímio na captação de jovens talentos e confirmou estar atento aos que vão surgindo em Portugal. "É um daqueles países onde há muito talento cru [por trabalhar]. É uma questão de os encontrar e dar-lhes a oportunidade para competir em corridas mais importantes. [Rui Costa e Nelson Oliveira] provaram que há talento [em Portugal]. Há apenas que lhes dar a oportunidade para se mostrarem."

Merckx disse ainda que não é um problema o ciclismo não ser o desporto mais importante em Portugal, pois considera que a federação está a trabalhar muito para o desenvolvimento dos jovens ciclistas: "Isso ajuda-nos a conseguir vê-los e contratá-los para lhes proporcionar um calendário melhor e um nível mais elevado."

»»Gémeos Oliveira assinam pela equipa de Axel Merckx««

Sem comentários:

Enviar um comentário