(Fotografia de arquivo) |
Para Rafael Silva foi o prémio merecido para quem tanto se sacrifica pela equipa. Não sendo um homem de montanha, tem um trabalho muitas vezes menos visível, mas a razão que ano após ano a Efapel não o deixa escapar é precisamente por ser sempre essencial. Há dois anos, demonstrou bem o seu carácter quando ao terceiro dia da Volta a Portugal sofreu uma queda aparatosa. Consequências? 17 pontos (14 nas costas e três no braço) e uns quantos hematomas. No entanto, não só chegou ao fim, como sempre que pôde deu a ajuda possível a Sérgio Paulinho, o líder da Efapel naquele ano.
Um momento marcante na carreira, que ainda como sub-23 já teve vitórias importantes na Volta a Portugal do Futuro e que como profissional alcançou na época passada dois triunfos em tiradas do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma das corridas mais ambicionadas pelas equipas portuguesas. Em 2019 estava difícil subir ao pódio, mas em Albergaria teve o seu dia. "O Rafael Silva há muito que merecia esta vitória, porque é um grande companheiro de equipa e hoje teve a sua recompensa", reconheceu o director desportivo da Efapel, Rúben Pereira.
A temporada de estrada termina a 14 de Setembro com a estreia de uma nova corrida do calendário: Rota da Filigrana Gondomar-Póvoa de Lanhoso. Mas antes, entre esta quinta-feira e domingo, os sub-23 vão disputar a Volta a Portugal do Futuro. A época termina oficialmente no Festival de Pista de Tavira, a 5 de Outubro.
Quanto à Volta a Albergaria, Luís Mendonça foi batido no sprint, depois de 155,7 quilómetros que começaram a acabaram em Albergaria-a-Velha. O ciclista da Rádio Popular-Boavista foi um dos destaques da temporada e alcançou as suas vitórias no Troféu O Jogo e conquistou a Taça de Portugal. O facto de somar muitos segundos lugares, também significa que está muitas vezes na luta pelas vitórias, como diria um certo tricampeão do mundo, Peter Sagan!
Vicente García de Mateos foi terceiro, ajudando a Aviludo-Louletano a conquistar a classificação por equipas. Rafael Silva ainda ganhou a da meta autarquias, ao passo que Tiago Antunes (SEG Racing Academy) foi o melhor jovem, Daniel Freitas (Miranda-Mortágua) impôs-se nas metas volantes e a Efapel teve também Henrique Casimiro a subir ao pódio como o vencedor da montanha.
De referir ainda que terminou este domingo a 20.ª edição do Troféu Alves Barbosa em Montemor-o-Velho, com o campeão nacional de fundo e de conta-relógio na categoria de cadetes, António Morgado (Anipura/GDM/Escola Alexandre Ruas, a vencer as duas etapas e a respectiva geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário