(Fotografia: © Podium/Paulo Maria) |
O ciclista algarvio, de 22 anos, venceu a primeira etapa, na quinta-feira, e não mais largou a camisola amarela. O último dia não foi fácil, com duas segundas categorias em Serra de São Mamede e Cabeço do Mouro. Miguel Salgueiro (Sicasal-Constantinos) fugiu para a vitória em Portalegre, com Emanuel Duarte e o companheiro Gonçalo Leaça a controlarem as operações e até conseguiram um pequeno corte de quatro segundos para Pedro Miguel Lopes, que ainda aspirava à vitória final. O jovem da UD Oliveirense-InOutBuild terminou na geral a 1:11 minutos, saltando da quarta posição para a segunda. Contudo, não conseguiu dar continuidade à senda de vitórias da equipa de Manuel Correia, depois de José Neves ganhar em 2017 e Venceslau Fernandes em 2018.
"É uma alegria imensa. A equipa veio para cá a pensar na vitória. Felizmente conseguimos duas camisolas, a amarela e a branca, o que para nós tem uma importância imensa", salientou Emanuel Duarte, o detentor da amarela, enquanto a branca (dos pontos) ficou para Leaça, que no sábado venceu o contra-relógio. Foi uma Volta a Portugal memorável para a equipa que arrancou em 2018 com um patrocinador bem conhecido do ciclismo nacional, mas com uma nova estrutura, dedicada aos sub-25. Pertence ao escalão Continental, o que permite competir em todas as competições do calendário nacional (e não só), como a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal.
O ano zero (2018) não foi fácil, mas foram criadas as bases para que fosse possível preparar melhor 2019 e os resultados estão à vista, pois às conquistas de Emanuel Duarte, junta-se a vitória de André Ramalho no Circuito de São Bernardo, em Alcobaça. Além dos triunfos houve outras exibições de nota, sem esquecer como David Ribeiro foi líder da montanha por um dia na Volta ao Algarve e, depois de muito lutar, também chegou a andar de azul na Volta a Portugal.
(Fotografia: © Podium/Paulo Maria) |
Etapas:
1ª Sertã (115,6 quilómetros): Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport)
2ª Abrantes (168,2): Rafael Lourenço (UD Oliveirense-InOutBuild)
3ª Abrantes-Castelo de Vide (79,9): Jose Martinez (Baque-Ideus-BH Team)
4ª Castelo de Vide (8,4 - contra-relógio individual): Gonçalo Leaça (LA Alumínios-LA Sport)
5ª Portalegre (122,8): Carlos Salgueiro (Sicasal-Constantinos)
(Nota: No sábado houve dupla jornada, com uma etapa em linha de manhã e o contra-relógio à tarde.)
Classificações via FirstCycling.
A época de ciclismo em Portugal aproxima-se rapidamente do fim. No sábado (14 de Setembro) realiza-se a última prova de estrada, com a estreia da clássica Rota da Filigrana Gondomar-Póvoa de Lanhoso, que contará com as equipas sub-25 e o pelotão de elite. A 5 de Outubro a temporada encerrá oficialmente com o habitual Festival de Pista de Tavira.
»»Rafael Silva conquista o merecido prémio com vitória em Albergaria««
»»As equipas da Volta a Portugal uma a uma««
Sem comentários:
Enviar um comentário