3 de março de 2019

Portugal mantém-se na corrida aos Jogos Olímpicos após Mundiais

(Fotografia: Arquivo Federação Portuguesa de Ciclismo)
Rui Oliveira abriu a participação portuguesa nos Mundiais de Pruszków, com uma prometedora exibição no scratch, mas nas disciplinas olímpicas (omnium e madison) os resultados ficaram aquém do desejado. Ainda assim, a Portugal mantém-se nos lugares de apuramento para os Jogos Olímpicos, havendo mais provas para disputar, como os Europeus.

A fechar os Mundiais polacos, os gémeos Oliveira marcaram presença no madison, mas não foi um dia bom para Ivo e Rui. "Foi uma corrida em que as três melhores selecções fizeram uma média dois quilómetros por hora superior ao que aconteceu no anterior Mundial e nas melhores provas da Taça do Mundo. O Ivo e o Rui não entraram bem no ritmo intenso da corrida e isso foi gerando fadiga, que se acumulou e provocou o resultado aquém do que esperávamos. Ainda assim, foi importante terminar a corrida, porque isso permitiu somar pontos para o ranking olímpico. A qualificação mantém-se possível, mas teremos de melhorar no Europeu de elite e na próxima época da Taça do Mundo", salientou o seleccionador nacional, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A dupla terminou na 17ª posição, com 57 pontos negativos, numa prova ganha pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com uma média fantástica de 59,243 quilómetros por hora.

No sábado foi João Matias quem esteve em pista, no omnium, disciplina composta por quatro provas. O ciclista da Vito-Feirense-BlackJack começou mal, com um 18º lugar no scratch e 20º na corrida tempo. Matias apareceu bem melhor na eliminação, ficando na 13ª posição. Iniciou a corrida por pontos no 18º lugar da geral. Conseguiu entrar no grupo que ganhou uma volta, pontuou em mais um sprint e assim subiu um lugar, fechando o concurso com 45 pontos.

Apesar dos resultados menos conseguidos nas disciplinas olímpicas, Portugal não foi ultrapassado por nenhuma das selecções rivais na disputa por um lugar em Tóquio.

Maria Martins fez a sua estreia nestas andanças. Depois de estar sempre a melhorar nas Taças do Mundo, a ciclista alcançou um 14º lugar no omnium nestes Mundiais. Foi 10ª no scratch, 17ª na corrida tempo, 13ª na eliminação e após na corrida por pontos conseguiu três pontos que lhe valeram a subida ao 14º posto. Maria Martins mantém-se também ela na luta por um lugar em Tóquio2020.

Nas provas não olímpicas, Rui Oliveira foi quinto no scratch e um inédito título mundial em elite na pista ficou a cerca de 100 metros. O corredor português tentou um ataque a sete voltas do fim e só foi apanhado já com a meta à vista. Ficou no quinto lugar. Já Ivo não conseguiu repetir o lugar na final da perseguição individual de há um ano, quando foi vice-campeão mundial.


Sem comentários:

Enviar um comentário