1 de março de 2019

Atenção ciclistas como atiram os bidões

As regras para os ciclistas deitarem fora o lixo que fazem durante as corridas já sofreram algumas alterações, acompanhando a consciencialização que no desporto, seja em que modalidade for, também é necessário ser cada vez mais amigo/a do ambiente. Aos poucos o regulamento vai-se tornando ainda mais rígido e neste fim-de-semana de abertura das clássicas do pavé, na Omloop Het Nieuwsblad (sábado) e na Kuurne-Bruxelles-Kuurne (domingo), o atirar de bidões vai estar sobre escrutínio. Além da questão ambiental, está também em causa o risco de ferir alguém. Os ciclistas terão de ter mais cuidado, pois as multas aumentaram e os fãs, que tanto procuram um destes "brindes", terão de mudar algumas "tácticas" para ficar com algum bidão deitado fora pelos ciclistas.

Hoje em dia, os corredores não podem simplesmente deitar fora as embalagens dos géis, ou de qualquer outro produto que possam ingerir durante as corridas. Foram criadas as chamadas zonas verdes. Durante uns metros pré-definidos e devidamente identificados, os ciclistas deitam para o chão o seu lixo, que será depois limpo. Até lá, terão de os manter com eles ou entregar nos carros das equipas. Este exemplo também serve para quem não é profissional, com algumas marcas até a colocar mais um pequeno bolso nas camisolas, especial para o lixo, já que nos passeios/treinos do dia-a-dia não há zonas verdes. Só caixotes do lixo (às vezes nem isso)!

Os bidões eram uma excepção. Devem ser de material biodegradável, mas como são muito procurados por fãs, a maioria acaba por ser apanhado por alguém. E são várias as vezes que se vê o próprio ciclista a deitar fora em zonas com público, precisamente porque sabe que vai servir de uma bela recordação. Mas também este acto vai ter de ser feito com outro cuidado.

"Temos de parar aqueles ciclistas que deixam o seu lixo em todo o lado. Temos de parar aqueles que logo a seguir a ir ao carro da equipa, imediatamente atiram o bidão pelo ar", explicou Philippe Marien, comissário da UCI responsável das primeiras duas clássicas do pavé do ano, ao jornal belga Het Nieuwsblad. As multas podem variar entre 200, 500 e até 1000 francos suíços, ou seja, 880 euros no máximo, 176 no mínimo.

Além de terem de respeitar religiosamente a zona verde, os ciclistas ficam proibidos de atirar os bidões pelo ar, com as multas mais pesadas a incidirem sobre quem o fizer. "Podem gentilmente dirigi-los para o público ou entregá-los no carro da equipa, claro. Um ciclista que atire um bidão cheio ou meio-cheio para o público cheio de adrenalina, é um risco para a vida. Não queremos ver mais isso", salientou.

Ver um bidão voar até ao público não é anormal, principalmente quando um ciclista está no meio do pelotão. Atirá-los pelo chão, quando o corredor está do lado de fora do pelotão, é uma solução, mas corre-se o risco de bater em alguém, ou em algo e regressar para a estrada, podendo provocar uma queda.


Mais uma mudança de mentalidade em curso, que começará na Bélgica. Pequenas adaptações por parte dos ciclistas e de quem está nos carros das equipas. Quanto aos fãs, haverá sempre a possibilidade de um bidão rolar pelo chão até aos seus pés, senão pode ir sempre tentar a sua sorte no autocarro das equipas.


»»Financiamento garantido. Campanaerts vai tentar bater recorde de Bradley Wiggins««

»»Ficou em segundo plano na Volta ao Algarve mas está pronto para a ribalta««

Sem comentários:

Enviar um comentário