6 de março de 2019

Clássica da Arrábida sempre a crescer e a continuar a ambicionar muito mais

(Fotografia: © João Fonseca)
Na terceira edição, a Clássica da Arrábida dá mais um passo rumo à consolidação. A ambição de tornar esta corrida em mais uma prova portuguesa de referência internacional, seduzindo inclusivamente equipas do World Tour, mantém-se intacta. A nível organizacional, a competição está preparada para dar o salto. Falta a necessária injecção financeira de um grande patrocinador, algo que está a ser trabalhado. João Serralheiro está confiante quanto ao futuro, mas é no presente que está concentrado para assim garantir o contínuo crescimento desta corrida.

"A Clássica da Arrábida vai tendo um pelotão cada vez melhor. Tem evoluído em termos de organização e acho que este ano temos a melhor clássica de todas, tanto a nível de organizacional, como a nível de equipas", salientou o responsável ao Volta ao Ciclismo. Serão oito os países representados no pelotão que irá para a estrada no domingo 17 de Março. Portugal terá, naturalmente, o maior peso, mas haverá formações representantes de Espanha, Noruega, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Suíça, Rússia e Angola. "Do ponto de vista internacional a prova consolidou-se. Houve mais equipas a quererem vir, mas já não há espaço", disse.

João Serralheiro reiterou o objectivo de subir à categoria 1, mas como 2, a Clássica da Arrábida pode receber duas equipas do escalão Profissional Continental. As espanholas Caja Rural e Euskadi-Murias ocuparam essas vagas. Porém, com a W52-FC Porto a ter subido de escalão e sendo portuguesa, pelo que não conta para essas vagas, fará com que nesta clássicas estejam presentes três formações da segunda categoria.

Mesmo com os olhos postos num crescimento internacional, João Serralheiro é peremptório ao afirmar que deseja que a Clássica da Arrábida seja "uma prova portuguesa". Por isso mesmo, as equipas de clube têm as portas abertas para participar nesta corrida, um ponto positivo numa altura em que a Volta ao Alentejo deixou de fora as seis formações de sub-23: "Queremos que tenham a oportunidade de competir com equipas de outro nível e para os ciclista que tenham a pretensão de evoluir na carreira, podem mostrar aqui o que valem." No entanto, se no futuro se concretizar o sonho de subir de categoria, estas formações ficarão sem acesso. Serralheiro admitiu que, infelizmente, algo de bom terá o seu lado mau.

E o que falta para que o salto de categoria possa acontecer? "Falta sobretudo dinheiro. Do ponto de vista das condições técnicas, temos tudo reunido. A mudança de categoria implica uma série de custos adicionais, o orçamento quase que duplica", explicou. O principal apoio vem das autarquias de Setúbal, Palmela e Sesimbra. "Temos vindo a trabalhar nesse assunto [de assegurar um patrocinador forte], mas agora temos de mostrar que o evento está consolidado e poderá assim ser mais fácil ter uma grande empresa que se queira associar à prova", afirmou.

A Clássica da Arrábida mantém a tradição de ir variando os pontos de partida e chegada. Desta feita, Palmela receberá a partida (11:40) e o Alto da Serra/Castelo de Sesimbra espera para conhecer quem sucede a Amaro Antunes (então na W52-FC Porto) e Dmitri Strakhov (Lokosphinx), já que nenhum estará presente. O português representa actualmente a CCC e o russo está na Katusha-Alpecin, ambas equipas do World Tour.

Haverá duas passagens pela meta antes da terceira final. Pelo meio os ciclistas irão enfrentar quatro prémios de montanha nos 182,3 quilómetros: Palmela (aos 98,5), Arrábida (133) e Alto da Serra (151,5 e 167,7). A Clássica da Arrábida tem uma inspiração na italiana Strade Bianche - que se disputa este sábado - e, por isso, não poderiam faltar os sectores de sterrato, ou de terra batida. Serão dois sectores de 2,5 quilómetros no total, com o mais exigente a ter 1400 metros, na já conhecida Subida da Cobra, na aproximação ao prémio de montanha em Palmela.

Quanto às equipas, são as seguintes, por escalão: Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias (Espanha) e W52-FC Porto (Portugal) da categoria Profissional Continental;  Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutbuild e Vito-Feirense-PNB (Portugal), Lokosphinx (Rússia), Swiss Racing Academy (Suíça), Team Diffedange-GeBa (Luxemburgo), Team Wiggins Lecol (Grã-Bretanha), Bai-Sicasal-Petro (Angola) e Uno-X Norwegian Development Team (Noruega), do escalão Continental; ACDC Trofa-Trofense, Crédito Agrícola-Jorbi-Almodôvar, Fortunna-Maia, Jorbi-Team José Maria Nicolau, JV Perfis-Gondomar Cultural e Sicasal-Constantinos (Portugal) são as equipas de clube.

A Clássica da Arrábida será a segunda de três provas da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, depois da Prova de Abertura Região de Aveiro. Rui Oliveira é o líder, mas o jovem português não estará presente. Venceu a primeira corrida ao serviço da Selecção Nacional, mas está agora concentrado na UAE Team Emirates e em algumas das principais clássicas do calendário internacional que se aproximam. Já Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos) irá tentar defender a sua liderança nos sub-23. A derradeira corrida será a Clássica Aldeias do Xisto, a 1 de Maio.

(Texto continua por baixo do gráfico.)


Ciclismo além da competição e virado para o turismo

Se há algo que o ciclismo tem de muito bom é a capacidade para promover as regiões por onde as corridas passam. A subida de categoria e a eventual presença de equipas do World Tour, colocariam a região da Arrábida ainda mais nas "bocas do mundo", numa altura que Portugal começa a apostar cada vez mais no turismo de bicicleta. Mas o trabalho de promoção está já a ser feito e na apresentação da corrida, que decorreu esta quarta-feira em Setúbal, foi também revelado o Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida.


"Hoje em dia ninguém está indiferente ao potencial que o turismo e a bicicleta têm. Portugal tem estado um pouco fora das rotas desta movimentação de pessoas que usam o argumento de ir pedalar para ir conhecer outros países, No entanto, nesta fase nota-se uma clara mudança e Portugal aparece referenciado junto das grandes agências. Nós também quisemos criar um recurso local", referiu João Serralheiro.

O director da Clássica assegurou que a pretensão passa por tornar a Arrábida numa região de ciclismo e o guia é mais uma forma de ajudar as pessoas a conhecerem os locais de bicicleta. São 13 percursos, com quatro graus de dificuldade, que poderão ser feitos por quem gosta de simples passeios e por quem procura grandes desafios. Haverá uma versão impressa, que será distribuída gratuitamente, mas para quem não quiser esperar, poderá já ver através deste link, com o guia a estar disponível no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Outra alternativa passa pelos cada vez mais populares granfondos. O da Arrábida vai para a quinta edição e irá realizar-se novamente no mesmo dia da clássica. Serão duas distâncias: 128 quilómetros (1700 metros de acumulado) e 89 (1200 metros). Já já há mais de 800 inscritos, mas a organização ainda espera poder chegar aos mil. Os interessados poderão ver mais informação no site oficial desta prova.

»»Estreou-se no World Tour mas veio a Portugal celebrar a primeira vitória como elite««

»»Volta ao Alentejo abrangente no percurso mas de portas fechadas para equipas sub-23 portuguesas««

Sem comentários:

Enviar um comentário