30 de março de 2019

Froome, o "super gregário" de Bernal, a precisar de resultados

(Fotografia: Twitter Chris Froome)
O estatuto de Chris Froome está a alterar-se dentro da Sky, Ineos a partir de 1 de Maio. O britânico está a fazer um dos piores arranques de temporada da sua carreira, mas mostrou que pode ser um bom gregário... depois das corridas. A brincadeira de dar boleia a Egan Bernal é provavelmente o momento de que mais se falou de Froome em 2019. O apuramento da forma não está fácil e talvez por isso o ciclista pondera acrescentar mais uma corrida ao seu calendário.

Começando pelo momento de descontracção e que arranca sempre uns sorrisos ao ver-se as fotografias, Froome e Bernal foram notícia, não por uma aliança na Volta a Catalunha, mas porque o britânico foi um bom companheiro. Na etapa de sexta-feira, o colombiano teve um problema mecânico na bicicleta nos últimos metros e até cortou a meta a pé. Faltava a caminhada até ao autocarro, mas eis que aparece Froome para dar uma boleia. O britânico "ofereceu" o seu guiador a Bernal. Ou seja, o colombiano foi ali sentado.

"Isto é o que se chama um super gregário", escreveu Froome no Twitter. A equipa também recorreu às redes sociais para brincar com a situação. "Não se preocupem, Bernal teve uma boleia para o autocarro", lê-se. E toda a ajuda era bem-vinda, já que o colombiano tem de poupar força para a decisiva etapa de domingo, já que está a 17 segundos do líder da Volta a Catalunha, o compatriota Miguel Ángel López (Astana), isto depois de ter ganho o Paris-Nice.

Quanto a Froome a nível competitivo, chegou à corrida espanhola com o objectivo de testar a sua forma, adoptando o discurso que iria ajudar Bernal. Caiu na segunda etapa e ficou numa situação que há muito não se via. A Sky não se preocupou em ajudar o britânico, concentrando-se em Bernal, o número um da equipa na Catalunha. Froome reiterou que iria ajudar o companheiro depois de perder mais de 14 minutos, mas pouco se tem visto do britânico.

Já na Volta à Colômbia, Froome esteve longe de ser um candidato seja ao que fosse e, apesar do seu objectivo ser a Volta a França, estando muito a tempo de melhorar, pondera acrescentar a Volta ao Alpes (de 22 a 26 de Abril) ao seu calendário, antes de ir até Yorkshire (de 2 a 5 de Maio). Esta corrida deverá marcar a estreia da equipa como Ineos.

Aos 33 anos, Froome vê a sua liderança cada vez mais ameaçada. Já não é só por Geraint Thomas, mas o aparecimento da nova geração, principalmente de Bernal, deixa o britânico a precisar de um bom resultado, por mais que não seja para se libertar de alguma pressão. Thomas também quer o Tour, o que se percebe já que o venceu em 2018. E não se apresenta disposto em ceder para deixar caminho livre para Froome igualar o recorde histórico de cinco conquistas na Volta a França.

Bernal vai ao Giro e a expectativa é enorme. Independentemente do resultado do colombiano, não restam dúvidas que se está perante um excelente voltista que tem tudo para, em pouco tempo, ser o número da equipa. A renovação de contrato, no ano passado, até 2023 comprova que é essa a intenção dos responsáveis.

Não é atípico Froome começar "devagar" a temporada e com poucas corridas. Tem sido uma tendência em anos recentes. Porém, quando aparecia, por norma acabava por alcançar algum resultado relevante. De Froome fala-se pouco neste 2019, com Thomas também a andar mais "escondido". É Bernal a estrela e cada vez mais a figura da Sky.

Froome vai vendo o seu tempo de líder indiscutível chegar ao fim e já está também a ver como vai ser substituído. Não tem nada a provar, mas se quiser continuar ainda mais algumas temporadas com algum tipo de objectivo importante, começa a ficar claro que não pode falhar em 2019, mesmo que tenha de combater a concorrência interna no Tour por parte de Thomas.

Bernal, para já, mantém-se noutro caminho que, inevitavelmente acabará por cruzar-se com o de Froome, numa mais que esperada passagem de testemunho.

»»Adeus Sky. Nova era arranca a 1 de Maio««

»»Atenção Froome: Thomas aposta na Volta a França««

Sem comentários:

Enviar um comentário