21 de março de 2019

Director da Tarteletto-Isorex acusa equipa médica de privilegiar socorro a Van der Poel

Floris Gerts tem várias semanas de recuperação pela frente
(Fotografia: Facebook Tarteletto-Isorex)
As imagens da queda de Mathieu van der Poel nos metros finais da Danilith Nokere Koerse foram repetidas e partilhadas nas redes sociais quase até à exaustão. O aparato e o ciclista em causa assim o justificou. No entanto, do outro lado da estrada houve mais um corredor a ser afectado gravemente pelo incidente, dando um autêntico mortal, ficando, tal como Van der Poel, no chão, à espera de ajuda médica. As atenções mediáticas centraram-se na estrela do ciclocrosse, mas o director de Floris Gerts, veio agora criticar a actuação da equipa de emergência presente na corrida, acusando-a de, nas suas palavras, "só ter olhos para o ciclista com a camisola de campeão".

Peter Bauwens foi duro nas críticas, salientando que Gerts sofreu uma comoção cerebral, uma contusão da cervical e uma ferida num olho que necessitou de ser suturada. Ao holandês esperam algumas semanas de recuperação, sendo o ponto final na época das clássicas para o ciclista da Tarteletto-Isorex. "Concordo que talvez ele [Van der Poel] seja mais popular do que o Gerts, mas se é preciso ajudar um ciclista, não deveria ser feita qualquer distinção. Toda a atenção dos serviços de emergência foi para Van der Poel, sem se preocupar com o ciclista da equipa Continental", referiu Bauwens, numa declaração escrita na página de Facebook da equipa.

O responsável da equipa belga afirmou estar desapontado com os meios de comunicação social - que diz terem dado toda a atenção à queda e estado de saúde de Van der Poel - e com os serviços de emergência: "Eu sei que há jornalistas que não conseguem ser neutros e escreveram páginas inteiras sobre o Van der Poel, mas também haver serviços de emergência que fazem distinção, isso ultrapassa-me."

Gerts, ciclista de 26 anos, com passagem pela BMC, ficará longe das corridas durante algum tempo. Já Van der Poel regressou esta quinta-feira aos treinos, fazendo o reconhecimento para a Volta a Flandres, monumento que se realiza a 7 de Abril. O holandês, de 24 anos, é uma das grandes esperanças para as clássicas. O duas vezes campeão do mundo de ciclocrosse é também o campeão nacional holandês de estrada. Tal como o seu rival no ciclocrosse, Wout van Aert (Jumbo-Visma), está a começar a apostar cada vez mais na vertente de estrada.

A Corendon-Circus subiu a Profissional Continental este ano e segurou o ciclista com um contrato até 2022. Van der Poel, cujas imagens televisivas acompanharam a sua entrada na ambulância, ficou com umas nódoas negras, mas sem fracturas após a queda na Danilith Nokere Koerse.

Houve outros corredores que foram ao chão. Matteo Moschetti (Trek-Segafredo) precisou igualmente de ajuda médica, mas o jovem italiano vai regressar às corridas já esta sexta-feira, na Bredene Koksijde. Max Walscheid e Jai Hindley, da Sunweb, não sofreram fracturas. O seu colega, Cees Bol, venceu a clássica, naquela que foi a primeira vitória da equipa em 2019.

Bauwens mostrou-se furioso por o que afirma ter acontecido a poucos metros da meta de mais uma clássica do pavé e terminou o texto no Facebook com um "continua [to be continued]..."


Sem comentários:

Enviar um comentário