28 de março de 2019

Rui Costa está bem após acidente e a pensar no próximo objectivo

(Fotografia: © BettiniPhoto/UAE Team Emirates)
Vida difícil para os ciclistas portugueses. Depois de Domingos Gonçalves ter sofrido uma queda na Volta à Catalunha, fracturando a clavícula e omoplata, foi Rui Costa quem apanhou um valente susto. O ciclista da UAE Team Emirates chocou contra um camião durante um treino, em Braga, e foi transportado para o hospital. Tanto a equipa como o corredor já informaram que está tudo bem e depois de algum descanso, será altura de começar a concentrar-se no próximo objectivo.

O campeão do mundo de 2013 está a realizar uma temporada muito positiva, tendo recentemente terminado no 10º lugar do Tirreno-Adriatico, depois de ter começado a época com essa posição na Volta à Comunidade Valenciana, um quarto posto na Volta a Omã e um 17º na dos Emirados Árabes Unidos. Só a presença na Strade Bianche não correu tão bem, tendo abandonado.

O ciclista chocou contra a parte lateral de um camião, não havendo mais informação sobre o acidente. Nas redes sociais, Rui Costa escreveu que "foi só chapa", com os exames a mostrarem que não sofreu qualquer fractura. Disse ainda que apenas precisa de descansar e que voltará mais forte. A equipa garantiu que o ciclista estará pronto para as corridas em que aponta sempre procurar bons resultados: a semana das Ardenas.

A Amstel Gold Race realiza-se a 21 de Abril, a Flèche Wallonne a 24 e o monumento Liège-Bastogne-Liège a 28. Esta última corrida é uma das preferidas do português e em 2016 foi terceiro.



As boas notícias sobre o estado de saúde de Rui Costa terão deixado os responsáveis da equipa aliviados. Com a confirmação que Fabio Aru vai estar fora de combate durante algum tempo, falhando inclusivamente a Volta a Itália, o ciclista português, de 32 anos, ganha novo fôlego no destaque dentro da equipa. Ainda sem grandes voltas anunciadas para o seu calendário, fica a questão se não poderá ser aposta para o Giro, dada a ausência forçada de Aru.

Daniel Martin tem o Tour na mira e o poveiro gostaria de regressar a essa grande volta, a que mais aprecia. Conta com três vitórias de etapas, todas na sua passagem pela Movistar. Em 2018, Rui Costa não esteve em nenhuma das provas de três semanas, falhando a Volta a França devido a uma lesão no joelho que o limitou durante grande parte da época, resultado de uma queda no Paris-Nice.

Em 2017, Rui Costa estreou-se na Volta a Itália, numa corrida algo agridoce. Fez três segundos lugares em etapas, terminando na 27ª posição na geral. Para já, a UAE Team Emirates tem publicamente escalado para a competição italiana (de 11 de Maio a 2 de Junho) os sprinters Fernando Gaviria e Juan Sebastián Molano e o italiano todo-o-terreno Diego Ulissi.


Aru saiu da lista. Incapaz de atingir o seu melhor nível, que o levou a vencer a Vuelta em 2015, ano em que foi segundo no Giro, o ciclista soube agora que sofre de uma obstrução na artéria ilíaca na perna esquerda, o que lhe impede a correcta circulação do sangue. Uma intervenção cirúrgica é a escolha para tratar do problema. Segundo o médico da equipa, Jeroen Swart, o corredor terá de ficar em repouso durante um mês, regressando depois progressivamente aos treinos. A competição poderá fazer parte do seu programa talvez dentro de três a quatro meses.

"Esta condição relativamente rara é detectada em ciclistas profissionais dada a posição adoptada nas bicicletas, que assim pode desenvolver-se progressivamente ao longo de um período de vários anos", explicou. Joe Dombrowski (EF Education First) e a bicampeã do mundo de contra-relógio Annemiek van Vleuten (Mitchelton-Scott) são dois exemplos recentes de ciclistas que sofreram do mesmo problema.

»»Movistar com quase toda a equipa em final de contrato««

»»Equipa de Bryan Coquard fica outra vez fora do Tour e vai apostar na conquista de pontos««

Sem comentários:

Enviar um comentário