18 de julho de 2017

Gémeos Oliveira estão a mudar o ciclismo de pista em Portugal

Prata para Ivo, ouro para Rui no primeiro dia dos Europeus de Pista
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Somos um país com tradição no ciclismo e com o ciclismo como tradição. Nunca vencemos a Volta a França, Itália ou Espanha, nem um dos chamados monumentos. Já temos um campeão do mundo e antes disso vimos os nossos ciclistas vencerem etapas míticas nas grandes voltas, até foram líderes. Até temos uma medalha olímpica (prata). Na estrada há muito que nos habituámos a somar vitórias. Não são frequentes, mas sempre que acontecem são especiais. E temos a certeza que elas vão continuar a acontecer. Perspectiva diferente quando se olha para a pista. Apesar de alguns grandes nomes até começarem a sua formação por ali, em Portugal a pista esteve sempre em segundo plano, para não dizer esquecida.

A construção do velódromo de Sangalhos começou a mudar esta vertente do ciclismo. Houve uma aposta forte, começando pelas bases. Hoje temos temos ciclistas que tem como objectivo tentar conciliar a carreira na estrada com as competições de pista. Hoje temos campeões da Europa e do Mundo nas camadas jovens, com a evolução a demonstrar que os talentos estão aí para quando chegarem a seniores. A pista começa a fazer sonhar com títulos. Os gémeos Oliveira são neste momento o grande exemplo de sucesso e claro, começa-se a olhar para Tóquio2020 com alguma esperança. Não se pedem medalhas olímpicas, mas já demos um passo importante, podemos esperar ver portugueses a entrar em mais uma modalidade olímpica e com potencial para fazer muito boa figura.

Esta terça-feira Rui Oliveira conquistou o título de campeão europeu de eliminação, na categoria de sub-23. Os campeonatos estão a realizar-se até domingo em Anadia, no velódromo que proporcionou o crescimento desta vertente. Foi um prémio para todos aqueles que apostaram na pista. Os anos de trabalho estão a ser cada vez mais recompensados Pouco depois de Rui, foi a vez do irmão tentar vitória idêntica, mas na perseguição individual. Ainda não foi desta no escalão de sub-23 depois dos títulos europeu e mundial em juniores. Repetiu o segundo lugar do ano passado, mas com um certo sabor a vitória. Há um mês Ivo Oliveira sofreu uma queda e teve duas fracturas no braço direito. Escusado será dizer como isso limitou a preparação do ciclista da Axeon Hagens Berman. Ainda assim, lá esteve ele na final. Os gémeos Oliveira estão de parabéns. Em poucos anos o interesse pela pista cresceu. Não tem as audiências de uma grande corrida de estrada, mas quando se tem ciclistas a vencerem é inevitável que o interesse surja.

Não vamos centrar tudo nos gémeos. João Matias, por exemplo, ainda recentemente esteve muito bem nos Mundiais. Daqueles que estão nestes Europeus para os mais jovens, César Martingil também se dá bem com a pista e Miguel do Rego é cada vez mais uma aposta. E não é apenas no sector masculino que o crescimento é visível. Maria Martins já foi vice-campeã de scratch em 2016 e este ano esteve novamente da luta. Falhou o pódio, mas deu luta e cumpriu o primeiro objectivo delineado de ficar no primeiro terço da classificação. O seleccionador Gabriel Mendes tem mantido um discurso sóbrio. Um objectivo de cada vez, mas sempre com os Jogos Olímpicos e com o crescimento desta modalidade em Portugal na mira

Todos estes ciclistas estão a fazer também a sua evolução na estrada e os gémeos Oliveira estão mesmo naquela que é considerada por muitos a melhor equipa de formação do mundo: a Axeon Hagens Berman de Axel Merckx.

Os Europeus de Pista de sub-23 e juniores começaram da melhor maneira com o título de Rui Oliveira e a prata de Ivo. Até domingo haverá ainda muito para ver e lá está, com estes resultados ficamos à espera de mais. Se acontecerem, excelente. Se não acontecerem, agora ficamos sempre à espera dos próximos campeonatos com expectativa. O ciclismo de pista pode e deve entrar nos pontos de interesse do desporto em Portugal.

Caso não possa estar presente no velódromo, é possível assistir aos Europeus de pista nestes linksFederação Portuguesa de Ciclismosite oficial dos campeonatos e no canal de YouTube da federação (é só carregar nos links para ir para as páginas).

Calendário dos portugueses (informação sujeita a ajustes diários):

19 de Julho 
15:50: 1 km contra-relógio Juniores Masculinos - Francisco Duarte e Wilson Esperança 
18:30: Scratch Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
18:45: Scratch Sub-23 Masculinos - César Martingil 
19:15: Eliminação Juniores Femininas - Maria Martins 
19:35: Eliminação Juniores Masculinos - João Dinis 

20 de Julho 
10:20: Perseguição Individual Juniores Masculinos - Francisco Moreira e Wilson Esperança 
17:50: 1 km contra-relógio Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego 

21 de Julho 
10:00/10:55/15:30/19:30: Omnium Juniores Femininas - Maria Martins 
10:15/11:20/15:45/20:00: Omnium Juniores Masculinos - João Dinis 
17:00: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
17:40: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos - Miguel do Rego 

22 de Julho 
9:30/10:30/16:00/19:30: Omnium Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
9:50/10:45/16:20/20:00: Omnium Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira 
17:10: Corrida por Pontos Juniores Femininas - Maria Martins 
17:50: Corrida por Pontos Juniores Masculinos - José Sousa 

23 de Julho 

15:30: Madison Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego

»»11 jovens ciclistas portugueses atacam Europeus de Pista em Anadia««


Sem comentários:

Enviar um comentário