3 de julho de 2017

Viviani fartou-se de ser preterido e prepara-se para ser o novo companheiro de Rui Costa

(Fotografia: Facebook Elia Viviani)
Era um divórcio anunciado, mas poderá acontecer bem mais cedo do que o esperado. Elia Viviani não quer mais ficar a ver as grandes voltas na televisão e irá quebrar contrato com a Sky ano e meio antes do termo. O sprinter ficou muito desiludido por ter sido excluído do Giro100, com a Sky a lançar todas as armas para ajudar Geraint Thomas e também Mikel Landa. O Tour é para Chris Froome. A Vuelta era uma hipótese, mas não estava garantida para Viviani. O destino pós-Sky poderá muito bem ser a equipa que está a ganhar fortes patrocinadores, o que se traduz em maior poderio financeiro. Viviani estará a menos de um mês de se tornar na primeira grande contratação da UAE Team Emirates e ser o novo companheiro de Rui Costa.

A mudança já em Agosto é avançada pela Gazzetta dello Sport, que refere que o italian irá assinar um contrato de dois anos. De recordar que só a partir de 1 de Agosto é que qualquer novo contrato pode ser oficializado. Porém, normalmente esses novos vínculos são para o ano seguinte. No ciclismo, transferências a meio do ano são raras. Os casos mais recentes são o de Rohan Dennis, que em 2014 deixou a estrutura da então Garmin Sharp, assinando pela BMC. Carlos Verona proporcionou episódio idêntico quando há um ano trocou a então Ettix-QuickStep pela Orica Scott. Neste caso ajudou o facto do director da formação belga, Patrick Levefere, não ter gostado de saber que o espanhol iria sair da equipa, dizendo-lhe que sendo assim poderia ir embora imediatamente e não no final do ano, como era suposto.

Este tipo de contratações em Agosto podem acontecer desde que com o consentimento da equipa que irá perder o ciclista e com o aval da UCI.

Viviani (28 anos) chegou à Sky em 2015, então visto como um sprinter com elevado potencial, que desenvolveu as suas capacidades na Liquigas, tendo ainda representado durante dois anos a Cannondale, estrutura que surgiu da fusão entre a equipa italiana e a Garmin. Era um sprinter que não precisa de um comboio para estar na discussão das corridas e isso agradava à Sky, que assim teria um homem rápido, mas podia continuar a ter uma equipa em redor do líder em luta por uma classificação geral.

No ano passado, a equipa britânica apoiou a decisão do italiano em apostar na conquista do ouro olímpico no omnium (ciclismo de pista). Viviano cumpriu o sonho e foi campeão nos Jogos do Rio de Janeiro. No entanto, o regresso à estrada foi amargo. As constantes exclusões da Sky em corridas importantes fizeram o ciclista perder a paciência e a motivação. Este ano soma apenas duas vitórias. Está actualmente na Volta à Áustria, mas ao serviço da selecção italiana. Se se confirmar a mudança para a UAE Team Emirates em Agosto, Viviani poderá não vestir mais o equipamento da Sky, por quem venceu a sua única etapa numa grande volta, no Giro de 2015.

A Vuelta não é uma corrida muito simpática para os sprinters, mas depois de ter falhado a Giro e o Tour, Viviani estará desejoso de fazer uma grande volta este ano (a última foi em Itália no ano passado), pelo que poderá muito bem ser um dos companheiros de Rui Costa em Espanha, pois o português é possível que seja um dos eleitos para a corrida espanhola, ainda que não esteja confirmado.

A equipa do Médio Oriente mudou de nome já durante a temporada quando entrou a companhia aérea. Mas antes da Volta a França começar, a UAE Team Emirates anunciou que o Banco de Abu Dhabi era mais um patrocinador a juntar-se à estrutura. Viviani deverá ser apenas o primeiro grande nome a ser contratado.

»»Equipa de Rui Costa ganha mais um patrocinador e nova alteração na camisola««


Sem comentários:

Enviar um comentário