24 de julho de 2017

Alberto Contador assume uma possível despedida

(Fotografia: Twitter Alberto Contador)
A fotografia é marcante: Alberto Contador a dizer adeus nos Campos Elísios. Tanto se fala que pode ter sido a última Volta a França do espanhol, pelo que a imagem ganhou um enorme significado. Na mensagem que a acompanha no Twitter, Contador fala que chegou o momento de se desconectar, de descansar. "Bye bye Paris", escreveu. Daqui retira-se que foi um ponto final neste Tour, mas em declarações aos jornalistas, El Pistolero deixou no ar a possibilidade que se tem comentado: "Pode ser que não volte ao Tour."

2017 foi todo dedicado a preparar a Volta a França. Alberto Contador queria aquela terceira vitória que desde que lhe foi retirada a conquista de 2010 teimou em escapar-lhe. A Trek-Segafredo contratou-o aceitando que o espanhol se concentrasse exclusivamente no Tour. Contador nunca convenceu e apesar de ter estado perto de vencer em algumas ocasiões durante o ano, chega ao final de Julho sem uma vitória na sua nova equipa. Em França rapidamente se percebeu que Contador já não é o que era e não o voltará a ser.

Aos 34 anos não está acabado, contudo, o Tour acabou muito provavelmente para ele. Já não tem capacidade para andar ao nível dos melhores e nem se pode responsabilizar apenas do facto da equipa não ter dado o apoio desejado, excepto Jarlinson Pantano. Mas não chegou. Nem de perto, nem de longe. Conseguiu terminar no top dez, mas o nono lugar foi a sua pior classificação no Tour - além dos dois abandonos e da desclassificação - desde que se tornou no super ciclista e que todos sabiam que tinham de estar no seu melhor para o enfrentar. Ou seja, desde que venceu em 2007. Na sua primeira participação, dois anos antes, foi 31º. Foram dez Voltas a França.

Ainda tentou ganhar uma etapa, mas a falta de chegadas em alto não o ajudou. Tem duas vitórias. Até parece estranho ter tão poucas no Tour, mas são de facto foram só duas, nos anos em que também venceu a corrida (2007 e 2009).

A Trek-Segafredo quer exercer a opção de mais um ano de contrato com Contador, como sempre se esperou que o fizesse, independentemente dos resultados do ciclista. Pode não vencer, mas continua a ser um dos corredores mais populares do pelotão internacional e uma enorme referência desportiva em Espanha. Porém, esta continuidade poderá acontecer com a condição que Contador fará o Giro e Vuelta. Isto é, a Volta a França deixa de estar no calendário do ciclista. Alberto Contador chegou a ponderar terminar a carreira caso ganhasse o Tour, depois de ter adiado a sua retirada que chegou a anunciar para o final de 2016.

"Se vou voltar ao Tour saberemos dentro de pouco tempo. Pode ser que sim, pode ser que não. Agora há que descansar, repensar as coisas e procurar objectivos", disse o ciclista. Na próxima semana Contador deverá falar sobre o seu futuro, inclusivamente sobre a sua participação na Vuelta. Confirmada pelo próprio está a ausência na Clássica de San Sebastian no domingo.

Vá ou não ao Tour em 2018, começa ser difícil afastar a sensação que já não veremos por muito mais tempo Contador na estrada, além de 2018.


Sem comentários:

Enviar um comentário