8 de julho de 2017

Calmejane começou a ver Voeckler de amarelo e agora já ganha ao seu estilo

(Fotografia: ASO/Thomas Maheux)
"No ano em que comecei no ciclismo, em 2004, foi quando o Thomas Voeckler vestiu pela primeira vez a camisola amarela [no Tour]." A recordação foi partilhada por Lilian Calmejane pouco depois de se ter estreado a vencer na Volta a França, uma etapa ganha bem ao estilo de Voeckler. O veterano ciclista era uma referência e agora um colega que se prepara para colocar um ponto final na carreira. Calmejane lidera a montanha, mas tão ou mais importante começa a confirmar as expectativas que tem vindo a aumentar, principalmente quando ganhou uma tirada na Vuelta em 2016.

Este ano já são oito triunfos, contabilizando etapas, gerais e uma classificação por pontos. Aos 24 anos vai despontando mais um talento francês que não esquece como foi ajudado pelo irreverente Voeckler: "Tenho muito respeito por ele. Ajudou-me muito nos primeiros anos como profissional." Talvez seja por isso que tenha apresentado um estilo idêntico, atacante e de sofrimento, de quem sabe que as oportunidades escasseiam e que tem de as agarrar custo o que custar. Nem as cãibras o pararam quando a seis quilómetros deixou para trás quem restava de um grupo que chegou a contar com cerca de 50 ciclistas em fuga.

Calmejane abriu a sua contagem no Tour, esperando que seja a primeira de muitas vitórias. Porém, apesar de ter pensar em consolidar a sua carreira, tanto ele como os colegas da Direct Energie estão concentrados em ajudar ao máximo Thomas Voeckler a vencer pela última vez na Volta a França e sair assim em grande. Seria uma espécie de passagem de testemunho entre Voeckler e Calmejane e um prémio para uma extensa carreira, marcada por grandes momentos, algumas polémicas, muita irreverência, tudo o que o ajudou a ser uma das figuras incontornáveis no Tour.

Para a equipa foi importante garantir desde já a sua etapa. Marcou o ponto. Agora poderá estar mais à vontade para concentrar-se um pouco em Voeckler, ainda que não será de surpreender ver Calmejane testar-se na alta da montanha para tentar ficar com a camisola das "bolinhas".

Veja aqui o resultado da etapa e as classificações após oito etapas.

Sky deixa sinal e recebe outro

Apesar das três contagens de montanha, o ritmo foi de loucos, com os 187,5 quilómetros a serem cumpridos a uma média de 41,592 quilómetros/hora. Já se esperava que os homens da geral não entrassem em grandes ataques a pensar no domingo, mas nem eles estavam à espera de tanta velocidade. Alberto Contador deixou o aviso que se poderá pagar a factura na primeira verdadeira etapa de alta montanha com três categorias especiais pela frente.


Chris Froome manteve a amarela e acredita que a partir deste domingo a disputa pela "sua" camisola vai começar. Talvez a pensar a nisso, a Sky resolveu passar a mensagem que está no Tour para controlar e que não tem problema nenhum em defender uma liderança alcançada tão precocemente. Ainda se pensou que se poderia ver a equipa deixar alguém ficar como líder e diminuir assim a sua responsabilidade. Na oitava etapa, ficou bem patente que a Sky quer mesmo ser dona e senhora do Tour, como está habituada.

Teve muito trabalho para não deixar escapar em demasia uma fuga que até contou com dois dos seus ciclistas: Mikel Landa e Sergio Henao. Ambos acabaram por ficar para trás e entrar o habitual trabalho de controlo. Porém, a Sky tão rapidamente estava a dar um sinal como recebeu outro. Chris Froome apanhou um susto numa descida e Geraint Thomas não evitou uma queda. Tudo pode mudar de um momento para o outro. E na nona tirada as descidas podem ter um papel quase tão importante como as subidas.

Certamente que sem medos (ainda que com algum receio, nas descidas), Froome irá partir para a difícil etapa de domingo sabendo que poderá muito bem ter de defender ataques vindos de muitos lados. Fabio Aru está a 14 segundos, mas os restantes adversários têm mais de 30 segundos de desvantagem. Chegou a etapa para começar a mostrar quem tem capacidade para fazer frente a Froome. Pelo menos assim se espera...


Résumé - Étape 8 - Tour de France 2017 por tourdefrance

Sem comentários:

Enviar um comentário