26 de julho de 2017

"É um sonho de criança que estou a cumprir"

Há anos que marcam uma carreira e 2017 certamente que será um que João Matias não irá esquecer. O ciclista soube dar um passo atrás na carreira para conseguir dar dois à frente. Primeiro apareceu em grande na pista, com uma exibição fenomenal nos Mundiais, agora vai estrear-se na Volta a Portugal aos 26 anos. Entusiasmado, motivado e muito feliz. João Matias vive um bom momento na carreira e só pensa em desfrutar de todos os momentos que irá viver na Volta. Se houver uma oportunidade para se mostrar, ainda melhor, se não for possível, quer ser a melhor ajuda para concretizar os objectivos da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack e que se centram bastante em ter Edgar Pinto a lutar pela geral.

"É um sonho de criança que estou a cumprir. Para já tem sido fácil [gerir as emoções] e tenho treinado e dormido bem. Não é algo que me tire o sono. Mas se calhar, quando chegar o dia antes [da Volta a Portugal começar]... Mas também não é algo que me assuste muito", salientou João Matias ao Volta ao Ciclismo. Admitiu que é natural que surja alguma ansiedade, mas que não será algo que o irá influenciar negativamente: "O importante é desfrutar da Volta." A família e amigos vão apoiá-lo nesta sua primeira presença na principal competição de ciclismo para o pelotão português, algo que o deixa ainda mais feliz.

Sem que exista já uma táctica delineada, João Matias falou como a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack tem "um líder sólido", Edgar Pinto, que este ano regressou a Portugal depois de dois anos na Skydive Dubai. Em primeiro lugar estará sempre o apoio ao líder. "Depois não sei. Gostava de tentar estar na disputa de uma ou outra etapa ao sprint e de tentar estar em alguma fuga", afirmou. Por enquanto ainda espera por saber as suas funções para a Volta a Portugal (de 4 a 15 de Agosto), esperando então ter alguma liberdade, se for possível, em alguma etapa.


"Dei um passo atrás e fui para a Froiz. Acabou por ser um ano positivo e felizmente passei novamente a profissional com a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack. Estou muito grato pela oportunidade"

Certo é que quando partir em Lisboa, João Matias será um ciclista muito motivado. Recentemente esteve no contra-relógio nos Nacionais e a melhoria foi notória comparativamente com o ano passado. Ainda assim, o prólogo da Volta não é algo que aponte a uma vitória, mas quer começar bem a corrida. "Não levo grande ambição para o prólogo, mas gostava de fazer um bom tempo e tentar estar entre os 15/20 primeiros. Seria um excelente resultado", referiu.

Recuando a esse contra-relógio nos Nacionais, João Matias demonstrou como tem trabalhado intensamente nessa vertente, confessando que cada vez gosta mais dela. "Em 2016 perdi 5:23 para o Nelson Oliveira e este ano fiquei a 1:55 de Domingos Gonçalves [o campeão nacional] e isso dá-me alento para o futuro. Tenho feito contra-relógios desde a Volta ao Algarve e tenho estado a evoluir", contou. A pista tem tido o seu papel nesta evolução. Aliás, uma das razões que levou João Matias a começar o ano muito forte, foi o facto de logo em Dezembro ter-se aplicado no treino de pista.

Este trabalho levou Gabriel Mendes a seleccioná-lo para os Mundiais em Abril. Com os Jogos Olímpicos em mente, um dos objectivos era somar pontos para tentar começar a garantir a presença portuguesa em Tóquio2020, com o top dez nas provas a ser um desejo. Porém, João Matias quase provocou uma explosão de alegria inesperada. Esteve a volta e meia de algo inédito na prova de scratch. Durante algumas voltas esteve isolado na frente e por minutos sonhou-se com a medalha. O "quase" não traz glória, mas aquela exibição do ciclista foi brilhante. Não deu medalhas, mas deu uma certeza que Matias é mais um atleta para se contar para as grandes provas de pista.

"Estamos aqui a falar e fico com pele de galinha só de pensar nisso. São momentos que me deixam muito feliz e é uma modalidade que tenho trabalhado. A LA Alumínios-Metalusa-BlackJack dá-me liberdade para fazer esse trabalho", explicou. E confiança não lhe falta: "Sinceramente, é uma especialidade que acho que com um pouco de treino consigo estar a bater-me com os melhores do mundo." E de facto esteve mesmo!

João Matias recordou o discurso de Gabriel Mendes antes da corrida.  "Ele disse-me: 'Tu estás aqui, estás a representar Portugal, tens a tua oportunidade, tens de fazer o teu melhor. Mas não te esqueças que podes ganhar como os outros.' Disse-me ainda que tinha de estar bem colocado nas últimas voltas e se a corrida parasse, para arrancar, para arriscar. Foi o que fiz." Palavras que não esquece e que considera terem sido as que precisava mesmo de ouvir.

Estar presente nos Jogos Olímpicos seria mais um grande momento para João Matias, mas o ciclista assegurou que está concentrado em tentar ajudar à qualificação de ciclistas portugueses para Tóquio2020. Frisou que ficará feliz se for um dos escolhidos para lá estar, contudo, se não estiver, também não será algo que o irá abater.

João Matias começou a sua carreira profissional na estrutura da OFM-Quinta da Lixa, actual W52-FC Porto, antes de ir até Espanha: "Depois de três anos como profissional e de muitos altos e baixos, dei um passo atrás e fui para a Froiz. Mais vale dar um passo atrás e depois tentar dar dois à frente. Acabou por ser um ano positivo e felizmente passei novamente a profissional com a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack. Estou muito grato com a oportunidade que me estão a dar."

Agora é o momento de se concentrar na Volta a Portugal, na qual a exposição mediática será muito diferente ao que tem experimentado. No entanto, está preparado para se mostrar ao melhor nível.



Sem comentários:

Enviar um comentário