13 de julho de 2017

Chris Froome mostrou fraqueza e a história da Volta a França está a mudar

Froome solitário, não para a vitória, mas para uma derrota inesperada:
perdeu a camisola amarela (Fotografia: ASO/Pauline Ballet)

Nos Campos Elísios, a 23 de Julho, Chris Froome até poderá voltar a subir ao pódio com a camisola amarela. Porém, depois desta 12ª etapa, a história da Volta a França começa a mudar. O britânico já não tem o estatuto de imbatível. A Sky pode controlar, mas já não mete tanto medo. Foi preciso esperar pela evolução da nova geração, que neste Tour tem Fabio Aru (27 anos) e Romain Bardet (28) como principais representantes, mas aí estão os rivais que ameaçam o poderio da Sky. Ao contrário do que tem acontecido com Nairo Quintana (27) no Tour, estes dois ciclistas estão olhar Froome nos olhos. Não perderam o respeito, mas perceberam que só se ganha se se arriscar, se se atacar, se se testar o homem que tem sido dono da Volta a França nos últimos anos e onde apenas uma queda o afastou de lutar por uma vitória em 2014.

Froome cedeu! Deixou muitos de boca aberta. Cedeu de tal maneira que perdeu uma camisola amarela que tem tendência a mantê-la desde que a consegue vestir (só por uma vez a tinha perdido, mas para Tony Martin e nunca para um rival). São apenas seis segundos, é certo, mas são seis segundos que dão uma motivação enorme a quem o quer bater. Será uma nova posição para a Sky, tão habituada a controlar. Virá a resposta já esta sexta-feira? Ou será antes a etapa perfeita para Aru e Bardet tentarem fazer o britânico tremer ainda mais?

No dia da tomada da Bastilha, dia de França, o 14 de Julho carrega sempre um sentimento especial, principalmente para os ciclistas franceses. A organização tem por hábito colocar uma etapa que represente no ciclismo esse dia de orgulho nacional. Este ano foi escolhida uma tirada "canhão". Depois de 214,5 quilómetros, a 13ª etapa será de apenas 101. Três contagens de primeira categoria, sem chegada em alto. Não haverá tempo para controlos, não haverá tempo para pensar. O percurso foi desenhado para proporcionar o ataque e contra-ataque. Pode não ser uma etapa como a de domingo passado, longe disso, mas tem potencial para fazer diferenças e dar espectáculo. Se alguém passar mal...


Chris Froome admitiu que não teve desculpas para perder a camisola amarela. Faltou-lhe as pernas, disse depois de elogiar o trabalho da equipa. Mesmo sem Geraint Thomas, que abandonou no domingo após uma queda, Froome chegou ao fim acompanhado por um colega. Mikel Landa é o novo braço direito, mas a relação não deverá ser tão próxima como com Thomas. Quando Aru, Bardet e Rigoberto Uran atacaram naqueles metros finais - que para Froome mais pareceram quilómetros - Landa não ficou com o seu líder. Foi discutir a etapa. Junto ao autocarro da Sky viu-se imagens do director desportivo Nicolas Portal a falar com o ciclista basco. Não parecia satisfeito. Segundo o jornal As, Landa ter-se-á defendido dizendo que tentou disputar a vitória. Foi quarto a cinco segundos de Romain Bardet, enquanto Froome perdeu 22 e a camisola amarela, ao que se junta as bonificações que os adversários ganharam e que beneficiaram Aru para chegar à liderança.

Esta Sky não é a mesma. Forte, mas com brechas, como já demonstrou noutra etapa quando se desfez aos primeiros ataques. Os adversários de Froome, mais irreverentes que Quintana - que se afundou mais um pouco na classificação -, já se aperceberam da fraqueza. Este Tour terá outra história. No final tudo poderá acabar igual, mas abre-se a esperança que pelo menos a indefinição seja maior. Até a vitória de Froome terá outro brilho, se lá conseguir chegar, claro.

A felicidade de Aru e a táctica de Chris Froome

Fabio Aru era só sorrisos. Há um ano estreou-se no Tour e foi para esquecer. Em 2017 queria vencer o Giro100, mas uma queda num treino afastou-o da corrida. Pelo meio a Astana ia vivendo um autêntico pesadelo. Poucas vitórias e a morte de Michele Scarponi abateram uma equipa habituada aos sorrisos que hoje se viram. Custou, mas os ciclistas da Astana vão reencontrando as razões para celebrar. O melhor Aru está neste Tour, fazendo até esquecer que Jakob Fuglsang - que era suposto ser o líder antes do italiano cair e ficar fora do Giro, indo antes à Volta a França - deu um valente trambolhão na classificação. Mais de 27 minutos perdidos e com duas fracturas no braço... Abandonar poderá ser uma opção em cima da mesa, se o dinamarquês não estiver em condições de sequer ajudar Aru.

Foi a terceira vitória na carreira de Romain Bardet no Tour
(Fotografia: ASO/Pauline Ballet)
Romain Bardet (AG2R) teve uma grande vitória em Peyragudes e o francês já olha bem para cima. São apenas 25 segundos que o separam de Aru. Froome está pelo meio, mas Bardet tem um objectivo bem definido. O contra-relógio é um handicap, contudo, como tem a tendência a estar bem na última semana, tentará certamente ganhar tempo para se defender no esforço individual.

Depois há um Rigoberto Uran que já fala como a amarela está cada vez mais próxima. Foi segundo, mas a felicidade durou pouco. O ciclista da Cannondale-Drapac foi penalizado em 20 segundos por ter recebido abastecimento a cinco quilómetros do fim, algo que não é permitido. São 55 segundos os que o separam da liderança.

Quanto a Chris Froome, a época foi apagada, pouco convincente. O britânico defendeu-se dizendo que estava a preparar o Tour de forma diferente. Um dos planos era conseguir estar mais forte na terceira semana. Froome tremeu um pouco em anos anteriores na recta final, mas a diferença foi sempre suficiente para segurar a vitória. A forma como está a decorrer a Volta a França em 2017, é mesmo bom que Froome esteja ao melhor nível na terceira semana senão quiser ver o seu quarto triunfo escapar-lhe. Aru e Bardet sentiram e viram a fraqueza do britânico, o que poderá significar que terminou aquela forma de correr à espera de ver o que faz Froome e a Sky. Chegou a altura de ver como Froome e a Sky reagem.

Veja aqui os resultados da 12ª etapa e as classificações, num dia marcado pelo definitivo adeus de Alberto Contador à geral. O próprio admitiu finalmente que irá tentar ganhar pelo menos uma etapa.


Résumé - Étape 12 - Tour de France 2017 por tourdefrance


Sem comentários:

Enviar um comentário