12 de julho de 2017

"Estou mesmo a gostar de andar por lá [Espanha]"

Leonel Coutinho aceitou o desafio de ir até Espanha para assim relançar a sua carreira, depois de em Portugal ver a LA Alumínios-Antarte fechar portas. Aos 25 anos arriscou e depois de alguma reticência inicial, o ciclista não podia estar mais feliz com a sua decisão e como tudo está a decorrer na G.D. Supermercados Froiz. No sábado conquistou mais uma vitória - no G.P. Peregrina Rogelio Acuña Cidade de Pontevedra - e esta bem especial para a sua equipa, já que foi "em casa". Já somava três este ano. E se Leonel Coutinho não esconde o desejo de eventualmente voltar para uma formação portuguesa, confessa estar feliz e motivado para juntar mais uns triunfos ao currículo até ao final da temporada.

"Está a ser uma experiência muito positiva. Ao início estava um pouco reticente. Era a minha primeira vez no estrangeiro e fui sozinho. Não há mais portugueses na equipa. Mas a adaptação foi rápida e ganhei logo a primeira corrida", contou ao Volta ao Ciclismo. O ciclista disse ter ficado surpreendido pela forma como foi recebido, elogiando a estrutura que encontrou: "A nível de condições é impecável. Tratam-me como um ser humano, não nos falta nada e, acima de tudo, preocupam-se com a felicidade de todos." Para Leonel Coutinho esta forma de estar da formação espanhola é um dos segredos do sucesso. "Se toda a equipa estiver feliz, os resultados aparecem e isso é o mais importante", salientou.

Leonel Coutinho destacou-se na categoria de sub-23, então ao serviço da Liberty Seguros-Feira-KTM, mas também na pista, onde chegou a conquistar um título de campeão nacional. Em Espanha reencontrou a veia vencedora, mas prefere aproveitar o presente do que pensar em demasia no futuro. Regressar a Portugal é algo que gostaria, contudo, não está obcecado: "Posso estar a chamar a atenção... Sei que tenho as minhas capacidades e dou sempre o que é preciso para cumprir os objectivos propostos. Se me quiserem, eu venho, mas também depende das propostas. Não estou preocupado com nada disso. Temos de ser felizes no caminho que seguimos."

"Talvez não possa fazer a universidade toda de uma vez. Faz-se mais devagar, mas faz-se. Os resultados deste ano são a prova que é possível conciliar [com o ciclismo]"

Esse caminho inclui os estudos. O ciclista de Vila Real não os abandonou e vai conciliando os treinos e corridas com a faculdade. É estudante de Engenharia Biomédica, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. "Talvez não possa fazer a universidade toda de uma vez. Faz-se mais devagar, mas faz-se. Se calhar não se está tão concentrado no ciclismo como se deveria, mas os resultados deste ano são a prova que é possível conciliar", referiu.

Dedicado aos estudos e ao ciclismo, Leonel Coutinho considera ser importante terminar o curso, ainda que para já vá apostando na modalidade. "A nível de corridas é muito diferente de Portugal. Em Espanha é um tipo de corrida mais atacante. Mas eu adaptei-me", afirmou. O facto da sede da equipa ser perto de casa é uma ajuda. Até brinca a dizer que demora menos tempo a chegar a Pontevedra do a algumas corridas no seu país. "Claro que lá corremos por toda a Espanha e as viagens são um pouco cansativas. No entanto, vamos sempre cedo para nos adaptar e descansar."

Leonel Coutinho não hesita: "Estou mesmo a gostar de andar por lá." Um dos grandes objectivos da temporada será a Volta a Galiza, em Setembro, que está para a G.D. Supermercados Froiz, como a Volta a Portugal está para as formações portugueses, como exemplificou o atleta.

Se vamos voltar a ver Leonel Coutinho em Portugal ou não, o tempo o dirá, mas o corredor teve uma aposta certa. Está feliz, a ganhar e a continuar a evoluir como ciclista.



Sem comentários:

Enviar um comentário