14 de julho de 2017

Colega dos gémeos Oliveira faz pausa na carreira

(Fotografia: Axeon Hagens Berman)
É considerado um dos maiores talentos americanos. Conquistou a Volta à Bretanha e soma pódios em algumas corridas prestigiantes para jovens ciclistas e também fez bons resultados frente à elite. No ano passado chegou a estagiar com a Quick-Step Floors (então Etixx-QuickStep), mas regressou à Axeon Hagens Berman para continuar a sua evolução antes de dar o que parecia ser o inevitável salto para o World Tour. Porém, Adrien Costa precisou de parar. Aos 19 anos, o californiano faz uma pausa na carreira até ao final da temporada. Cansado, Adrien Costa quer reencontrar o equilíbrio na sua vida. "Foi uma decisão muito difícil, mas penso ser a melhor opção para o meu desenvolvimento pessoal. Quero ter tempo para fazer outras coisas que sempre gostei e encontrar um novo equilíbrio entre o desporto que adoro e o resto da minha vida", lê-se no comunicado divulgado pela equipa.

Adrien Costa é colega dos gémeos Ivo e Rui Oliveira e nos Estados Unidas as expectativas são enormes para o jovem ciclista. No entanto, este ano não tem sido fácil, por razões que vão além dos resultados desportivos. Em Abril, uma queda durante uma corrida acabou por ser fatal para Chad Young. Costa correu pelo última vez dias antes da trágica notícia, no G.P. Palio del Recioto, não tendo terminado a prova. Young tinha apenas 21 anos. Pouco tempo depois a Axeon Hagens Berman voltou a ser abalada por mais uma morte. Sean Weide, o responsável pela comunicação, era um homem que tinha uma grande proximidade com os ciclistas e que vivia intensamente a modalidade.

No comunicado não são especificadas as razões para a pausa. "Sonho em alcançar tanto no ciclismo, mas na minha idade é importante lembrar-me que tenho o tempo do meu lado e que o pior seria apressar e ficar farto antes de estar pronto [para ser profissional]", explicou Adrien Costa. O americano referiu que irá estudar e viajar pela Europa e aproveitar o tempo para preparar o futuro. "Posso alcançar tanto, não apenas no ciclismo, mas na vida em geral. Quero ter a certeza que faço as escolhas certas nesta fase da minha carreira", salientou. Acrescentou que quer regressar ao ciclismo quando se sentir pronto.

Adrien Costa está no segundo ano com a Axeon Hagens Berman, equipa que tem como responsável Axel Merckx, conhecido por treinar muitos ciclistas que acabam por chegar ao World Tour. Costa esteve este ano em Portugal, na Volta ao Alentejo. Foi 11º na geral, quinto na juventude e ajudou a formação a conquistar a classificação por equipas.

Sem comentários:

Enviar um comentário