17 de julho de 2017

Romain Bardet pede desculpa a Chris Froome pelo comportamento de alguns adeptos

(Fotografia: ASO/Pauline Ballet)
Chris Froome está a viver na Volta a França momentos difíceis e não apenas a nível competitivo. Ainda não atingiu a proporção de há dois anos, mas no domingo o britânico voltou a sentir a animosidade que alguns adeptos têm para com ele. As imagens deixaram bem claro como Froome não só tinha de enfrentar os azares que o estavam a perseguir (dois problemas com a bicicleta), como ainda tinha de ter atenção redobrada com o público. Por vezes chegou mesmo a ter de se desviar de quem lhe "cortava" o caminho, além das ofensas verbais. Romain Bardet é que não gostou de saber o que seu adversário passou até cortar a meta em Puy-en-Velay e pediu mesmo desculpa ao líder do Tour.

"Ouvi dizer que o Froome foi ofendido durante a etapa de ontem [domingo]. Peço desculpa por isso. Ele é um campeão e deve ser respeitado, tal como eu o respeito como adversário. Ele não merece este tratamento", afirmou Romain Bardet ao jornal L'Equipe. O ciclista da AG2R, terceiro classificado a 23 segundos o britânico da Sky, correu nessa etapa perto de sua casa e até elogiou a forma como o público o apoiou. Porém, acabou por fazer um inesperado pedido de desculpa, o que se pode ver como uma tentativa de evitar que se venham a viver momentos como no passado. Há dois anos, Froome e outros ciclistas da Sky foram alvos de ofensas verbais, cuspidelas e até chegou a haver uma agressão, ainda que sem gravidade.

As suspeitas de doping que eram alimentadas por algumas notícias ajudaram a que esse ambiente fosse criado. Em 2016 foi tudo bem mais calmo, mas no domingo ficou claro que há quem continue a colocar em causa as vitórias e domínio de Chris Froome e fá-lo de uma forma algo agressiva. Bardet quer claramente que se assista a uma corrida limpa e que as decisões sejam feitas através da condição física e táctica de cada um e não por interferência de terceiros. A ver vamos se o recado passou...


Sem comentários:

Enviar um comentário