17 de julho de 2017

11 jovens ciclistas portugueses atacam Europeus de Pista em Anadia

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
A partir desta terça-feira Anadia torna-se o centro das futuras estrelas de ciclismo, com os Campeonatos Europeus de Pista de sub-23 e juniores a realizarem-se até domingo no velódromo de Sangalhos. Elia Viviani, Bryan Coquard e Owain Doull são algumas das mais recentes figuras que se mostraram pela primeira vez numa competição como esta. Portugal estará representado por 11 ciclistas, com inevitável destaque para os gémeos Oliveira, os primeiros a conquistarem medalhas internacionais nesta vertente do ciclismo. Mas a atenção não se centrará apenas em Ivo e Rui, com expectativas de bons resultados e que os mais jovens comecem a ganhar experiência a pensar no futuro próximo.

César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Miguel do Rego (Team Peltrax-CS Dammarie-lès-Lys), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Soraia Silva (Bairrada) foram os escolhidos pelo seleccionador Gabriel Mendes da categoria de sub-23, enquanto nos juniores, Portugal contará com Francisco Duarte e Wilson Esperança (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), Francisco Moreira (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), João Dinis (RP-Boavista), José Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Martins (Bairrada).

Logo a abrir os campeonatos, a selecção portuguesa terá como recente recordação o segundo lugar de Ivo Oliveira na perseguição individual e a mesma posição de Maria Martins no scratch, conquistados há um ano. Gabriel Mendes falou sobre os planos definidos para os Europeus: "Como é natural, os objectivos são mais ambiciosos para os atletas com experiência, como os gémeos Oliveira e o César Martingil, em sub-23, e a Maria Martins e o João Dinis, em juniores. Neste caso, um lugar no primeiro terço da classificação será um desempenho muito bom, e um lugar no segundo terço será bom."

Com a viagem a ser feita apenas até Anadia, ou seja, competir em casa, permitiu que a equipa portuguesa fosse maior, a pensar em proporcionar uma experiência a outros ciclistas com potencial. "Tanto o Miguel do Rego como os juniores que se estreiam estão neste patamar evolutivo. Pretende-se que adquiram experiência e consigam desenvolver-se ao nível técnico e táctico. A Soraia Silva já correu em juniores, mas irá estrear-se em sub-23. O grau de exigência é muito mais alto, pelo que tentar rodar na volta da vencedora é uma meta realista para este ano, pensando já no futuro", explicou o seleccionador, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Gabriel Mendes quer os seus ciclistas a pontuar o máximo possível para a qualificação para a Taça do Mundo 2017/2018, sempre com os Jogos Olímpicos de Tóquio no horizonte.

Apesar de ser a grande referência ao lado do irmão, Ivo Oliveira não sabe como irá apresentar-se em Anadia. O ciclista da Axeon Hagens Berman caiu durante o Giro de sub-23 a 14 de Julho e fracturou o braço. "Uma semana após a queda comecei o meu trabalho nos rolos, embora com limitações. Tenho aumentado progressivamente a carga dos treinos, sinto-me com vontade de correr, mas só o corpo o dirá. Não consigo pensar nisso [resultados], visto que a minha preparação é completamente diferente dos outros anos, mas darei o meu melhor, como sempre faço", assegurou Ivo Oliveira.

No velódromo de Sangalhos estarão mais de 300 atletas oriundos de 25 países. Todas as finais e algumas provas de qualificação serão transmitidas em directo na internet nos seguintes sites: Federação Portuguesa de Ciclismo, site oficial dos campeonatos e no canal de YouTube da federação (é só carregar nos links para ir para as páginas).

Para quem quiser assistir ao vivo, os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e todos os residentes no concelho de Anadia têm entrada gratuita. Os bilhetes diários custam dez euros.

Calendário dos portugueses (informação sujeita a ajustes diários):

18 de Julho 
10:50: Perseguição Individual Sub-23 - Ivo Oliveira e Miguel do Rego 
17:00: Eliminação Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
17:30: Eliminação Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira 
18:10: Final de Perseguição Individual Sub-23 (em caso de apuramento) – Ivo Oliveira e Miguel do Rego 
18:20: Scratch Juniores Femininas - Maria Martins 
18:40: Scratch Juniores Masculinos - Francisco Duarte 

19 de Julho 
15:50: 1 km contra-relógio Juniores Masculinos - Francisco Duarte e Wilson Esperança 
18:30: Scratch Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
18:45: Scratch Sub-23 Masculinos - César Martingil 
19:15: Eliminação Juniores Femininas - Maria Martins 
19:35: Eliminação Juniores Masculinos - João Dinis 

20 de Julho 
10:20: Perseguição Individual Juniores Masculinos - Francisco Moreira e Wilson Esperança 
17:50: 1 km contra-relógio Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego 

21 de Julho 
10:00/10:55/15:30/19:30: Omnium Juniores Femininas - Maria Martins 
10:15/11:20/15:45/20:00: Omnium Juniores Masculinos - João Dinis 
17:00: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
17:40: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos - Miguel do Rego 

22 de Julho 
9:30/10:30/16:00/19:30: Omnium Sub-23 Femininas - Soraia Silva 
9:50/10:45/16:20/20:00: Omnium Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira 
17:10: Corrida por Pontos Juniores Femininas - Maria Martins 
17:50: Corrida por Pontos Juniores Masculinos - José Sousa 

23 de Julho 
15:30: Madison Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego 

»»Leonel Coutinho: "Estou mesmo a gostar de andar por lá [Espanha]"««

»»Victor Ocampo conquista Volta a Portugal de Juniores««

Sem comentários:

Enviar um comentário