18 de fevereiro de 2017

O jogo das Lotto na Volta ao Algarve

Sprint em Tavira foi decidido ao milímetro, com vitória para André Greipel
Em etapas como as de hoje às vezes sobra pouco para dizer. O guião é seguido à risca para que o final seja emocionante. Missão cumprida e com o bónus de ser preciso o photo finish para decidir o vencedor. E Tavira merecia um sprint assim. A Avenida Zeca Afonso encheu para receber o pelotão. Nos passeios, nas varandas, nos degraus, qualquer sítio foi bom para tentar ver aquele instante em que os ciclistas passam a alta velocidade, nem dando por vezes para perceber quem são. Desta feita foi André Greipel (Lotto Soudal) que triunfou ao milímetro, batendo o compatriota John Degenkolb (Trek-Segafredo). O campeão alemão perdeu em Lagos e não gostou de ter sido um pouco apertado pelo então vencedor Fernando Gaviria. O "Gorila", como é conhecido, volta a vencer no Algarve e vestiu a camisola da classificação por pontos.

Mas o jogo das Lotto continua. Tiesj Benoot mantém a liderança na juventude, enquanto Primoz Roglic, este da Lotto holandesa (Lotto-Jumbo), fez o que lhe competia e amanhã tem 22 segundos de vantagem para gerir sobre Michal Kwiatkowski (Sky). Para a Lotto Soudal (belga) foi a quinta vitória do ano. Já a Lotto-Jumbo soma apenas uma, apesar de Dylan Groenewegen ter estado na disputa do sprint em Tavira (foi terceiro depois de uma recuperação fantástica, tal como Arnaud Démare, que foi quarto, mas insuficiente para vencer). Porém, a equipa irá apostar forte em Roglic para que o esloveno conquiste o seu terceiro triunfo numa geral, depois da Volta à Eslovénia e ao Azerbaijão. Para "destoar" das Lotto, Daniel Martin, da Quick-Step Floors, é o líder da montanha.

Quanto a portugueses, apesar de Bruno Carvalho, presidente do Sporting, ter sido visto de manhã e de Pinto da Costa, eterno presidente do FC Porto, ter escolhido uma varanda com vista privilegiada para a meta, o melhor voltou a ser Luís Mendonça, do Louletano-Hospital de Loulé (17º), com Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) a terminar na 21ª posição. Mendonça tinha sido 12º na primeira etapa em Lagos e começa a sua temporada de estreia na elite com dois excelentes resultados, que alimentam grande expectativa para a restante época.

Infelizmente um português não teve um final feliz. Ruben Guerreiro, que está no ano de estreia no World Tour ao serviço da Trek-Segafredo, tem sofrido de uma infecção nos dentes e acabou por abandonar este sábado.

Cumprida a etapa mais longa das cinco da Volta ao Algarve - 203,4 quilómetros a ligar Almodôvar a Tavira - chegou o momento de todas as decisões. O Alto do Malhão volta a ser o palco final, com direito a duas passagens. A tirada começa em Loulé e serão 179,2 quilómetros até se conhecer o vencedor.







                                               Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário