21 de fevereiro de 2017

"Não podia estar numa equipa melhor. Só quero agarrar esta oportunidade como nunca"

(Fotografia: Axeon Hagens Berman)
Esta quarta-feira Ivo Oliveira vai competir pela primeira vez na estrada ao serviço da Axeon Hagens Berman. O ciclista já se mostrou na pista, conquistando mais três títulos nacionais, mas agora é o momento por que tanto esperava e que acontece no seu país. Ivo Oliveira é um dos elementos da equipa americana na Volta ao Alentejo e o jovem não esconde a felicidade e a motivação que sente por estar naquela que diz ser "a melhor equipa de desenvolvimento do mundo". "Não podia estar numa equipa melhor. Só quero agarrar esta oportunidade como nunca", afirmou ao Volta ao Ciclismo.

Ivo e Rui Oliveira estiveram na Califórnia no estágio da formação de Axel Merckx e o primeiro contou que "foi diferente" ao que estavam habituados. "É uma equipa muito boa. Não falta nada e a experiência foi outra. Eu acho que eles têm uma experiência como ninguém e que o facto de uma equipa Continental, mas só com sub-23, ter um calendário que abrange muitas provas de qualidade, é isso que nos faz evoluir. Depois há a experiência dos treinadores, mecânicos... Temos uma equipa que é muito boa em tudo", explicou.

Rapidamente se percebe que Ivo Oliveira está a viver um sonho. Ou melhor, o que espera ser o início de um grande sonho: "Não sei onde isto me pode levar, mas espero que seja a um grande nível." O ciclista de Vila Nova de Gaia só pensa em cumprir o seu trabalho e evoluir, garantindo que possa assim continuar na equipa em 2018 e depois... logo se verá. Consciente que do conjunto orientado por Axel Merckx já saíram vários ciclistas para o World Tour - o último um português, Ruben Guerreiro para a Trek-Segafredo - Ivo Oliveira promete dar sempre o seu melhor. "Este ano estou mais motivado que nunca e espero que as coisas corram bem", afirmou.


"Não sei onde isto me pode levar, mas espero que seja a um grande nível. Este ano estou mais motivado que nunca"

Para já, começa a temporada em Portugal, pois após a Volta ao Alentejo estará na Clássica da Arrábida. Esteve na Prova de Abertura na Região de Aveiro, mas ao serviço da selecção nacional, tendo estado no sprint final. Porém, está na expectativa para saber se irá fazer umas corridas na Bélgica e nos EUA. "A Volta à Califórnia é uma possibilidade, mas por agora é preciso esperar", disse. Além da estrada, Ivo Oliveira irá continuar a competir na pista - vertente em que soma vários títulos, incluindo da Europa e do Mundo em perseguição individual (júnior) -, estando aberta a possibilidade de marcar presença nos Campeonatos do Mundo.

Aos 20 anos, a margem de progressão de Ivo Oliveira é enorme. O seu talento, tal como do irmão gémeo, é reconhecido e Axel Merckx espera que a qualidade que demonstraram na pista, passe agora para a estrada. Ivo salientou que o que mais precisa nesta fase da carreira é de competir ao nível que a Axeon Hagens Berman lhe vai permitir. "É o que me falta. Tenho corrido, mas não tanto como queria. Mas este ano tenho, felizmente, essa oportunidade", referiu.

»»Antes de se concentrar na estrada, Ivo Oliveira conquistou mais três títulos nacionais de pista««



Sem comentários:

Enviar um comentário