9 de fevereiro de 2017

André Cardoso: "Estar ao lado de um grande campeão [Alberto Contador] é um orgulho para mim"

(Fotografia: Trek-Segafredo)
A carreira de André Cardoso tem sido construída passo a passo. Vai subindo na escala de importância e confiança nas equipas por onde tem passado e este ano deu mais um passo ao optar pela Trek-Segafredo, preparando-se para ser um dos homens de confiança de Alberto Contador. O ciclista portuense, de 32 anos, não esconde como se sente motivado para a nova fase da carreira e antes de começar a temporada pela Trek-Segafredo, passou por Portugal para ganhar ritmo competitivo na Prova de Abertura Região de Aveiro, ao serviço da Selecção Nacional. No dia 15 será o momento de mostrar todo o seu valor no apoio a Contador na Volta à Andaluzia: "Espero fazer uma época ao mais alto nível, se possível, sempre ao lado do Alberto Contador."

Durante os estágios que já realizou, o último em altitude, André Cardoso teve tempo para conhecer o seu novo líder e só tem elogios. "É uma pessoa bastante simples, bastante humilde. É um campeão, mas não tem grandezas de campeão. É uma pessoa super acessível", salientou ao Volta ao Ciclismo. E o português não esconde: "Estar ao lado de um grande campeão é um orgulho para mim."


"Não escondo que, se surgir a oportunidade, gostava um dia de ganhar uma etapa no World Tour"

Depois de em 2011 ter ganho uma etapa e de ter terminado em segundo na Volta a Portugal, a 1:31 minutos de Ricardo Mestre - num ano em que o top dez foi 100% português - e por tudo o que já tinha demonstrado até esse momento, tornou-se inevitável a saída para o estrangeiro, com a Caja Rural a servir de trampolim para a chegada ao World Tour. Três anos na equipa espanhola abriram as portas da então Garmin Sharp. Entre 2014 e 2017, o portuense esteve ao lado de nomes como Ryder Hesjedal, Daniel Martin, Andrew Talansky, Rigoberto Uran e Pierre Rolland, para nomear apenas alguns.

André Cardoso sempre foi um homem de trabalho e foi conquistando a cada corrida, cada vez mais confiança dos seus líderes. No entanto, a agora Cannondale-Drapac não é a equipa mais ganhadora do World Tour e até no mundo do ciclismo até se fala que quando um corredor sai da equipa, começa a ganhar. Uma brincadeira é certo, mas será que podemos esperar ver um André Cardoso a tentar vencer corridas? "Não escondo que, se surgir a oportunidade, gostava um dia de ganhar uma etapa no World Tour", admitiu, mas rapidamente acrescentou: "Porém, estou focado no meu trabalho, estou focado em ser uma mais valia para o Alberto Contador."


"O Ruben Guerreiro já demonstrou que tem braveza e garra de campeão no Tour Down Under. Espero e acredito que ele vai fazer uma excelente época"

As primeiras semanas na nova equipa, também ela americana, "correram muito bem" e André Cardoso salientou a "excelente organização" da Trek-Segafredo, formação que este ano reforçou-se ainda com outro grande nome do ciclismo mundial: John Degenkolb. "Os estágios e o convívio com os companheiros de equipa têm sido excelentes. Espero que continue assim, até porque já temos algumas vitórias e isso dá-nos alguma tranquilidade", referiu. Bauke Mollema venceu a Volta a San Juan e Degenkolb conquistou uma etapa na Volta ao Dubai.

(Imagem: Trek-Segafredo)

O calendário de André Cardoso será, para começar, a Volta a Andaluzia (imagem em cima) - não estará assim na Volta ao Algarve, visto realizar-se na mesma data, de 15 a 19 de Fevereiro -, Paris-Nice (de 5 a 12 de Março) e Volta ao País Basco (de 3 a 8 de Abril).

O portuense não é o único português na Trek-Segafredo. Outra das contratações da equipa foi a jovem promessa, Ruben Guerreiro, e André Cardoso acredita que estamos perante um ciclista com potencial para vingar ao mais alto nível: "É o primeiro ano do Ruben numa equipa World Tour e já demonstrou que tem braveza e garra de campeão no Tour Down Under. Espero e acredito que ele vai fazer uma excelente época."

»»O que esperar dos portugueses no World Tour««

»»Contador não foi a primeira escolha. As estranhas palavras do director da Trek-Segafredo««

»»Sérgio Paulinho: "O Alberto Contador nunca foi capaz de me dizer nada. Foi isso que mais me magoou"««              

Sem comentários:

Enviar um comentário