16 de fevereiro de 2017

Nelson Oliveira no primeiro teste do ano no contra-relógio

Aqueceu no Dubai, mas é na Volta ao Algarve que Nelson Oliveira tem a sua primeira grande oportunidade de medir forças com os melhores na sua especialidade. O contra-relógio de Sagres é de apenas 18 quilómetros, sem grandes dificuldades (o português gosta de terrenos mais "acidentados"), mas quando em prova estão o campeão do Mundo, da Europa e uns nacionais, é o momento para o tetra-campeão de Portugal de começar a mostrar-se. Porém, estando a época apenas nas primeiras semanas, Nelson Oliveira opta por um discurso cauteloso, mas garantiu que se sente bem fisicamente. A prova está na subida ao Alto da Fóia, na segunda etapa da Volta ao Algarve. Foi 26º, perdendo apenas 1:43 minutos.

Apesar de no seu calendário fazerem parte a Strade Bianche, Volta a Flandres e Paris-Roubaix, o ciclista português da Movistar realçou ao Volta ao Ciclismo que não quer pensar em longo prazo. "Primeiro vamos concentrar-nos na Volta ao Algarve e logo pensaremos nas outras corridas. O ano será pensado passo a passo", explicou. Naturalmente que conseguir uma vitória no contra-relógio desta quinta-feira será uma excelente motivação, mas Nelson Oliveira destacou desde logo os nomes de peso que estão presentes, a começar pelo tetra-campeão do Mundo, Tony Martin (Katusha), o campeão Europa e colega de equipa da Movistar, Jonathan Castroviejo, o campeão britânico (também da Movistar), Alex Dowsett e o campeão esloveno Primoz Roglic (Lotto-Jumbo).

De recordar que em 2016, Nelson Oliveira consolidou-se como um dos melhores contra-relogistas ao ficar em terceiro na etapa da Volta a França, sétimo nos Jogos Olímpicos, quarto nos Europeus e 20º nos Mundiais. Tudo isto depois de ter conquistado o quarto título nacional, terceiro consecutivo.

Um teste muito sério logo no início da época que está a ser um pouco diferente para Nelson Oliveira. A Movistar contratou outro português e o ciclista não esconde que é agradável ter alguém que fala a mesma língua na equipa. "Na Volta ao Algarve até somos colegas de quarto", contou. E sobre Nuno Bico, Nelson Oliveira considera que se está perante um ciclista com capacidade para triunfar no World Tour. "E eu estou cá para ajudar", salientou. "Ele vai perguntando coisas que claro que não sabe e eu, e a restante equipa, tentamos sempre dar uma ajuda e encaminhá-lo para ele fazer melhor", referiu.




                                                  Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário