21 de fevereiro de 2017

Equipa de Rui Costa com novo patrocinador de peso

Apresentação do novo patrocinador, com pequena alteração no equipamento
(Fotografia: Facebook Rui Costa)
A estrutura da UAE Abu Dhabi pode respirar um pouco melhor. Depois de uma autêntica novela desde a apresentação de um projecto chinês que caiu por terra, à chegada de um investidor de Abu Dabhi que salvou a antiga Lampre-Merida, a equipa de Rui Costa pode agora ficar um pouco mais descansada quanto ao futuro, pois um novo patrocinador juntou-se à formação e é um nome de peso e com dinheiro. A Fly Emirates já tem uma forte presença no futebol, mas faz agora uma incursão pelo ciclismo. Rui Costa e restantes colegas agradecem certamente, pois desta forma a formação volta a ter uma maior segurança financeira.

Não foram revelados valores, mas a companhia aérea entra para o nome da equipa, que a partir de agora será UAE Team Emirates. Sendo que era uma formação com o orçamento mais baixo do World Tour - entre oito a nove milhões de euros - esta entrada é um reforço bem-vindo, pois a aposta de última hora de Matar Suhail Al Yabhouni Al Dhaheri parecia funcionar como uma espécie de experiência. Ou seja, investiu o necessário para salvar o conjunto, mas não em demasia, preferindo primeiro perceber o que poderia render. A verdade é que a equipa começou a temporada a mostrar-se desde o primeiro minuto, fosse em fugas, ou em vitórias: a primeira foi Rui Costa, na Volta a San Juan, e depois de Diego Ulissi, no Grande Prémio Costa degli Etruschi. O ciclista português está mesmo a ter um início de ano espectacular, tendo sido segundo na geral na Volta a Omã.

Este tipo de negociações não acontecem de um dia para o outro, mas o arranque em força das principais figuras da equipa poderá ter ajudado a convencer a Fly Emirates. "Para nós é uma oportunidade. A Emirates sempre esteve envolvida no desporto e nos últimos dois anos o ciclismo teve um crescimento tremendo em termos de fãs e de pessoas a assistir. Aqui nos Emirados Árabes Unidos, penso que quase todas as casas têm uma bicicleta. Sempre escolhemos os melhores e senti-mos que esta é a melhor equipa para nos associar-mos", afirmou o xeque Majid Al Mualla, vice-presidente das operações comerciais da companhia aérea.

A Fly Emirates tem uma forte presença no golfe, corridas de cavalos e no futebol, patrocinando equipas como o Real Madrid, Arsenal, Paris Saint-Germain, AC Milan e Benfica, por exemplo. Com a Volta a Abu Dhabi preparada para se estrear no calendário World Tour na quinta-feira (até domingo), foi apresentado o novo equipamento, que perdeu a mesquita para incluir o novo nome.

A parceria parece até ter dado mais motivação ao próprio dono da equipa. Matar Suhail Al Yabhouni Al Dhaheri afirmou que quer a formação como uma das melhores nos próximos três anos, querendo já para 2017 um top dez no ranking. "Estou confiante que com a minha orientação e com os ciclistas vamos atingir [o objectivo] em três anos", afirmou.

O discurso deixa indicações que a pressão para alcançar bons resultados não vai diminuir. Os tempos da Lampre-Merida - marcados por uma equipa algo desunida -, com os líderes muito sós na luta pelos objectivos, parecem estar a ficar para trás. Rui Costa já começou a mostrar serviço, tal como Diego Ulissi. Mas quem ainda conta com ciclistas como Ben Swift (ex-Sky) e Louis Meintjes, vai querer mais, com Sacha Modolo a estar sobre forte análise, pois não poderá repetir uma época tão fraca como a de 2016, na qual conquistou apenas três vitórias: duas na Volta à Turquia e uma na Volta à República Checa. Se pretender garantir uma renovação de contrato, o sprinter terá de vencer mais, ou, pelo menos, conquistar uma grande vitória.

Mas para já o grande objectivo é estar em foco na corrida em casa, ainda mais quando a Volta a Abu Dhabi pertence este ano à categoria World Tour. Por isso mesmo, foram chamados quatro dos principais ciclistas: Rui Costa, Louis Meintjes, Ben Swift e Diego Ulissi, que terão a ajuda de Andrea Guardini, Simone Consonni, Kristijan Durasek e Manuele Mori.

A Volta a Abu Dhabi terá transmissão televisiva no Eurosport.


Sem comentários:

Enviar um comentário