1 de fevereiro de 2017

Qual foi a vitória mais especial para Alberto Contador? A resposta é capaz de surpreender

(Fotografia: Facebook de Alberto Contador)
Em 14 anos de profissionalismo, Alberto Contador somou 67 vitórias. É um ciclista que pertence ao restrito grupo que venceu as três grandes voltas, além de triunfos de etapas e noutras competições importantes como o Paris-Nice ou a Volta ao País Basco. Perante tanto sucesso, a confissão do espanhol sobre qual foi a sua vitória mais especial acaba por ser uma surpresa. Mas a justificação torna a sua escolha absolutamente compreensível.

Contador era ainda um jovem promissor a tentar mostrar o seu talento ao mais alto nível quando na Volta às Astúrias, em 2004 - o seu segundo ano de profissional -, o ciclista sentiu-se mal e, aos 40 quilómetros da primeira etapa, caiu e teve convulsões. O ciclista espanhol tinha um angioma cavernoso no cérebro (tumor benigno causado pelo acumular anormal de vasos sanguíneos na pele) e teve de ser operado. Oito meses depois, Contador voltava ao ciclismo e no início de 2005, no Tour Down Under, o espanhol venceu a etapa rainha, em Willunga Hill.

Alberto Contador partiu para uma brilhante carreira, destacando-se, naturalmente, as duas Voltas a França, os dois Giros e as três Vueltas. Perdeu um Tour e um Giro devido a um caso de doping, mas o espanhol continua a ser um dos principais ciclistas da actualidade e um dos mais populares.

O problema de saúde que ultrapassou aos 21 anos fez com que, desde então, tenha passado a ter um papel activo na sensibilização para a questão. A marca que deixou na sua vida foi de tal forma que considera aquela conquista de Willunga Hill a mais especial.




Sem comentários:

Enviar um comentário