15 de fevereiro de 2017

Volta à Turquia adiada por falta de equipas World Tour, fica à espera de nova data

(Fotografia: Facebook Volta à Turquia)
Era inevitável. Perante o desinteresse das equipas do World Tour em participar na Volta à Turquia - só uma das 18 terá confirmado a presença - a organização já havia feito saber que pretendia a mudança da data para mais tarde no ano, de preferência em Outubro. A UCI aceitou o pedido de adiamento, mas a remarcação só será discutida no próximo mês. Esta é uma estreia acidentada da Volta à Turquia na categoria mais alta e a alteração da data não garante que a situação possa ser diferente da actual.

"Em seguimento do pedido e da aprovação do Conselho Profissional de Ciclismo (CPC), a UCI anuncia que a edição de 2017 da Volta à Turquia foi adiada. Uma nova data para o evento do calendário World Tour será considerado no encontro do CPC, agendado para Março", lê-se no curto comunicado divulgado pela UCI.

Inicialmente marcada de 18 a 23 de Abril, a Volta à Turquia coincide com a época das clássicas, com a Liège-Bastogne-Liège, por exemplo, a realizar-se também no dia 23. Para a organização da corrida este é um factor que pesa na decisão das formações do World Tour, mas a questão é bem provável outra. Os directores da Lotto Soudal e da Quick-Step Floors já afirmaram publicamente que a insegurança que se vive no país faz com que prefiram não participar na corrida. Patrick Lefevere, da Quick-Step Floors, disse mesmo que a prova até foi incluída no calendário da equipa para 2017, mas nenhum dos ciclistas quis ir.

A Volta a Turquia - que em 2016 foi ganha pelo português José Gonçalves - já foi uma das corridas que as equipas do World Tour apostavam. No entanto, nos últimos anos, o crescente clima de insegurança tem vindo a afastar as formações, pelo que a alteração da data poderá apenas significar o adiar de um provável cancelamento. Mesmo que se realize, se não conseguir o mínimo exigido de dez equipas do principal escalão, o futuro da corrida na categoria máxima está condenado.

»»Orçamentos muito mais altos, falta de garantias e insegurança. Organizadores das novas corridas do World Tour questionam benefícios da subida de categoria««

»»Primeira nova competição do World Tour recebeu quase todas as principais equipas««

»»Federação compromete-se a organizar a Volta ao Qatar em 2018««

Sem comentários:

Enviar um comentário