3 de fevereiro de 2017

Aveiro recebe prova de abertura com umas surpresas da selecção nacional

O pelotão nacional está de regresso à estrada (imagem do Circuito da Malveira)
No domingo chegará o momento do pelotão nacional começar a mostrar-se em 2017. Aquele que é considerado um dos melhores pelotões dos últimos anos no país, tem estreia marcada para Aveiro, numa corrida de 160,8 quilómetros que ligará Anadia (partida marcada para as 12:10) e Ovar (chegada prevista para as 16:00), com passagem por todos os concelhos da região. As seis equipas continentais portuguesas estarão presentes (Efapel, LA-Metalusa-BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto), as sete de clubes (ACDC Trofa, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Carglass, Maia, Miranda/Mortágua, Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade e Sicasal/Constantinos/Cafés Delta) e também duas estrangeiras: a Equipo Bolivia, do escalão Continental, - que conta com o português Nuno Meireles - e a espanhola de clube Aluminios Cortizo-Anova. O destaque vai também para a Selecção Nacional-Liberty Seguros que proporcionará umas surpresas.

(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
José Poeira chamou um dos mais experientes ciclistas portugueses no World Tour, André Cardoso - que em 2017 estará ao lado de Alberto Contador, na Trek-Segafredo -, além dos jovens gémeos Ivo e Rui Oliveira - que este ano vão competir na Axeon Hagens Berman de Axel Merckx - e de Miguel do Rego. Mas há mais uma novidade. Tiago Ferreira, o campeão mundial de maratona BTT (na fotografia), vai trocar por um dia a terra batida pelo alcatrão. “A experiência que os corredores mais velhos podem transmitir aos mais jovens pode ser muito importante para o desenvolvimento destes”, realçou José Poeira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Este sábado haverá a oportunidade de dar as boas-vindas aos ciclistas na apresentação da temporada de estrada, que terá lugar no Centro de Congressos de Aveiro. A cerimónia está agendada para as 16 horas e a entrada é gratuita.

Das equipas portuguesas, de realçar que a W52-FC Porto não irá apresentar-se na máxima força, pois já começou a sua época na Volta à Comunidade Valenciana, que termina precisamente no domingo. E está a mostrar-se a bom nível. Esta sexta-feira Samuel Caldeira foi sexto classificado no final discutido ao sprint e na quinta-feira foi Amaro Antunes quem terminou nessa mesma posição, inserido no grupo de Nairo Quintana. Infelizmente o contra-relógio por equipas, que abriu a corrida, deixou os ciclistas da W52-FC Porto a mais de quatro minutos da formação mais rápida, a BMC. Além de Samuel e Amaro, estão em Espanha Gustavo Veloso, Raul Alarcon, Angel Rebollido, António Carvalho, Joaquim Silva e o vencedor da Volta a Portugal em 2016, Rui Vinhas.

Mas quanto à prova de abertura, será a primeira pontuável para a Troféu Liberty Seguros. Segue-se a Clássica da Arrábida (5 de Março) e a Clássica Aldeias do Xisto (12 de Março). A partida será na Praça do Município, em Anadia. O pelotão passará depois por Oliveira do Bairro, Vagos, Ílhavo, Aveiro. Águeda, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e a meta estará instalada na Avenida da Régua, em Ovar.

O percurso terá poucas dificuldades, prevendo-se uma chegada ao sprint, pois as duas contagens de montanha ainda são afastadas da meta, o que poderá dar tempo a ciclistas para recuperar algum tempo que eventualmente percam nas subidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário