8 de dezembro de 2016

UCI mantém número de ciclistas nas grandes voltas

A armada dominadora da Sky no Tour vai continuar a ter nove ciclistas
(Fotografia: Team Sky)
As pretensões da ASO (que organiza o Tour), a RCS Sport (Giro) e a Flanders Classics (Volta a Flandres) foram definitivamente contrariadas pela União Ciclista Internacional (UCI). Os três organizadores anunciaram a 25 de Novembro que iriam reduzir o número de ciclistas por equipas de nove para oito nas grandes voltas e de oito para sete noutras competições. A situação acabou por criar uma nova guerra entre a UCI e principalmente a Amaury Sports Organisation (ASO), pois o organismo salientou que uma mudança como essa teria de ser aprovada pelo Conselho de Ciclismo Profissional (PCC, sigla em inglês). Agora a UCI confirmou que não haverá qualquer alteração em 2017.

Num comunicado da UCI divulgado na altura em reacção ao anúncio dos três organizadores lia-se: "Este assunto foi discutido na reunião de Novembro do PCC e ficou acordado em estudar detalhadamente as implicações de tal redução nos próximos meses, sem que haja alterações em 2017." Segundo os regulamentos o pedido teria de ser feito até dia 1 de Janeiro do ano em que se realiza o evento em que se pretende essa diminuição. Porém, na reunião que se realizou na terça-feira em Maiorca o assunto nem sequer foi discutido. O AS escreve que a UCI informou as equipas numa reunião paralela.

Se por parte das equipas não houve qualquer protesto, já os organizadores ficaram "decepcionados" por o assunto apenas ter sido abordado em encontros paralelos, refere o jornal espanhol.

Além de um recomeço da guerra entre, principalmente, a UCI e ASO, a decisão provocou descontentamento nas equipas que defendiam que tinham preparado a próxima época a pensar em determinado número de ciclistas e que era um pouco tarde para mudar as regras do jogos. Patrick Levefere, director da Etixx-QuickStep, alertou que o corte poderá custar o emprego a cerca de 100 ciclistas e 25 membros dos staffs das equipas.

No entanto, a redução do pelotão é um assunto que tem vindo a ser discutido nos últimos anos. O principal argumento é o da segurança. Menos ciclistas, menor a probabilidade de quedas graves que têm marcado algumas corridas. Porém, há ainda a versão oficiosa que com oito ciclistas seria possível evitar o controlo de um equipa numa prova, ou seja, a ASO pretenderia tentar terminar com o domínio da Sky no Volta a França.

Sem comentários:

Enviar um comentário